06/07/2016

SÁBADO, 9: ‘APROVADO’ AO VIVO FESTEJA CENTENÁRIO DE ZÉLIA GATTAI


Mulher de Jorge Amado começou a escrever aos 63 anos

Casa do Rio Vermelho conta a história de Zélia Gattai e Jorge Amado (Foto: Divulgação)
Aprovado de sábado, 9, é especial: o programa será transmitido pela primeira vez ao vivo, e traz homenagens ao centenário da escritora Zélia Gattai, morta em 2008. O cenário escolhido é a Casa do Rio Vermelho, local que foi residência de Zélia e seu marido, Jorge Amado, por quase 40 anos e hoje funciona como um museu que relembra a vida e a obra do casal.

Zélia Gattai e Jorge Amado foram casados por mais de 50 anos (Foto: Divulgação)

Zélia começou a escrever aos 63 anos, depois de três décadas datilografando os livros do marido. Foi incentivada pela família e especialmente por Jorge, que sugeriu à mulher que escrevesse memórias da imigração de italianos em São Paulo e o uso de uma linguagem simples. "Anarquistas Graças a Deus" foi um estrondoso sucesso, seguido por muitos outros. Em 2001, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a mesma cadeira que pertenceu a Jorge Amado.
Cômodos da casa reúnem memórias do casal de escritores (Foto: TV Bahia)
No programa, Jackson Costa vai percorrer os cômodos da casa, mostrando músicos, dançarinos e capoeiristas que, durante os sábados do mês de julho, farão programação especial na Casa do Rio Vermelho. São nomes como o Balé Folclórico e o BTCA, a arte circense de Luana Serrat e a música de Margareth Menezes, Ana Mametto, Cláudia Cunha, Yacoce Simões e Adail Scarpelini.

Jackson Costa é recepcionado por Maria João, uma das netas do casal e coordenadora do museu, e bate um papo com o escultor Doidão da Bahia, que fala de sua amizade com Jorge Amado. O repórter Pablo Vasconcelos também conversa com uma filha da dupla, a escritora Paloma Amado, que conta algumas histórias antigas da casa, frequentada por pessoas influentes e artistas.

Maria João, neta de Zélia e Jorge, em conversa com a atriz Luisa Proserpio (Foto: TV Bahia)
Tem ainda matérias especiais sobre a vida de Zélia e Jorge. A atriz Luisa Proserpio mostra algumas das cartas trocadas entre o casal e conversa com Maria João sobre o romance dos avós. E Pablo Vasconcelos entrevista a jornalista italiana Antonella Rita Roscilli, biógrafa de Zélia. É sábado, às 8 horas da manhã.

Biógrafa italiana Antonella Rita Roscilli fala sobre as obras de Zélia (Foto: TV Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário