30/08/2016

MESA REDONDA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA DOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICA NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA


Inscrições são feitas mediante a doação de um brinquedo

Já estão abertas as inscrições para a mesa redonda sobre Documentação Museológica e seus Desafios na Preservação da Memória, que acontece no dia 22 de setembro, no Museu Eugênio Teixeira Leal, das 13h às 17h. A iniciativa faz parte das ações para a 10ª Primavera dos Museus – projeto do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) – e é uma parceria entre o Museu da Misericórdia, o Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery e o Museu Eugênio Teixeira Leal.

Os interessados devem se inscrever através do e-mailrecepcao@munean.com e as vagas são limitadas. A entrada ao evento se dá mediante a doação de um brinquedo educativo, que será revertido para instituições beneficentes. A programação inclui a participação da museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cézar, da gerente de museologia do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, Edméia Reis, juntamente com a museóloga convidada, Mônica Sena,  e dos museólogos do Museu Eugênio Teixeira Leal, Euler Oliva e Marcela Marchi.

A diretora do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, Maria Júlia Lemos, e a diretora do Museu Eugênio Teixeira Leal, Eliene Bina, também vão participar. Os palestrantes irão falar sobre a revisão da documentação e pesquisa da coleção Jandira de Mendonça, desafios da documentação nas diversas tipologias de acervos, documentação técnica e registro para exposição temporária, além de abordarem questões ligadas às suas experiências na gestão dos museus.

Sobre o Museu da Misericórdia
Instalado no prédio que abrigou o primeiro hospital da Bahia e a sede administrativa da Santa Casa da Bahia, em prédio erguido no século XVII e tombado pelo IPHAN em 1938, o Museu da Misericórdia é um dos mais importantes espaços culturais do estado e possui em seu acervo obras que contam parte da história da Bahia e do Brasil. Pertencente à Santa Casa da Bahia, o museu também tem em seu espaço a Igreja da Misericórdia, um dos mais significativos monumentos religiosos de Salvador, considerada uma grande representante dos estilos barroco, neoclássico e rococó.

Sobre o MuNEAN
O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery apresenta como temática principal a história do Cuidar desde os primórdios da  humanidade até a atualidade, ressaltando as contribuições das etnias indígena, europeia e africana. A exposição de longa duração foi idealizada com recursos multimídia e interativos, que permitem um contato imediato entre os conteúdos e o visitante, levando-os a vivenciar experiências individuais e coletivas onde razão e emoção unem-se num só sentimento. O MuNEAN é uma empresa privada sem fins lucrativos criada por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem, Cofen, que é também o seu mantenedor.

Sobre o Museu Eugênio Teixeira Leal 
É um centro cultural formado pelo Museu / Memorial, Biblioteca, Arquivo Histórico, Cineteatro e salas destinadas à realização de exposições temporárias, que dão sua justa contribuição para a divulgação das artes e artistas, e a disseminação do conhecimento através de atividades culturais e exposições de seu acervo que atendem a comunidade, estudantes, turistas nacionais e estrangeiros, com uma diversificada coleção de medalhas e condecorações, cédulas e moedas nacionais e estrangeiras, mobiliário, fotografias, placas, troféus e livros que contam a história do dinheiro desde o escambo até os nossos dias.

Serviço:
O que: mesa redonda sobre Documentação Museológica e seus Desafios na Preservação da Memória.
Quando: 22 de setembro, das 13h às 17h.
Onde: auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal (Rua do Açouguinho, nº 1, Pelourinho).
Inscriçõesrecepcao@munean.com
Quanto: doação de um brinquedo educativo
Mais informações: (71) 3321-3819/ 5951

Nenhum comentário:

Postar um comentário