30/08/2016

SANTA CASA DA BAHIA E NEOJIBA INAUGURAM SALAS DE MÚSICA NO BAIRRO DA PAZ


Desfile da Banda Sinfônica da Paz em homenagem ao 7 de setembro acontecerá na mesma data

No dia 6 de setembro, às 8h, o Programa NEOJIBA - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia e a Santa Casa da Bahia apresentarão aos moradores do Bairro da Paz as novas salas de música do Núcleo de Prática Orquestral e Coral que as duas instituições mantêm na comunidade. As quatro salas, instaladas no Programa Avançar - Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação, foram construídas graças ao patrocínio da Fundação Mitsui Bussan do Brasil para a realização das obras.

As salas serão utilizadas por integrantes da Banda Experimental Pedagógica, Banda Sinfônica da Paz e do Coral da Paz, formações do Núcleo Bairro da Paz, para ensaios gerais e de naipe e aulas individuais. A iniciativa também contou com três doadores locais. O engenheiro Brucinei Farias doou projeto de instalação elétrica e a empresa Artemp cedeu mão de obra e materiais para a instalação dos aparelhos de ar-condicionado. A Audium contribuiu com o projeto de isolamento acústico.

Depois da apresentação e visita guiada às salas, a Banda Sinfônica da Paz fará um desfile em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. O cortejo será acompanhado por estudantes da Escola de Informática e Cidadania, também sediada no Programa Avançar, e alunos de escolas públicas do Bairro da Paz.

Núcleo de Prática Orquestral e Coral do Bairro da Paz  - Criado em 2013, é o resultado da parceria entre a Santa Casa da Bahia e o NEOJIBA, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCDA). Composto por cerca de 130 crianças e adolescentes, com idade de 8 a 18 anos, funciona dentro do Programa Avançar - Centro de Referência em Capacitação e Promoção Social, espaço da Santa Casa da Bahia. O Núcleo oferece ensino musical, através da prática orquestral e coral, cria e coordena grupos autônomos de orquestra e coro, e realiza um trabalho de mobilização comunitária para promover a difusão e o acesso à música. Um dos destaques é a Banda Sinfônica da Paz, uma grande formação musical de instrumentos de sopro e percussão.

Programa NEOJIBA - Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Santa Casa da Bahia - Fundada em 1549, mesmo ano da cidade de Salvador, a Santa Casa da Bahia foi a única entidade do Estado a prestar assistência aos baianos por cerca de 200 anos. Hoje, além de atuar na área de saúde, presta serviços em ensino e pesquisa, cultura, assistência social e educação infantil. Fazem parte da Santa Casa da Bahia o Hospital Santa Izabel, a Casa de Saúde Solange Fraga, a Unidade Álvaro Lemos, o Museu da Misericórdia, a Pupileira, o Centro de Memória Jorge Calmon, o Cerimonial Rainha Leonor, o Cemitério Campo Santo, sete Centros de Educação Infantil, o Programa Avançar - Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação do Bairro da Paz e outros projetos. A Instituição ainda administra os Multicentros de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé e Vale das Pedrinhas, da Prefeitura Municipal de Salvador, e a Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto, do Governo do Estado da Bahia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário