05/09/2016

CinemaLiz: cinéfila mirim lança canal no Youtube e comenta filmes assistidos desde os dois anos


São mais de 500 filmes vistos em salas de cinema e em casa, além de 80 livros lidos ao longo de nove anos. O canal traz dois vídeos semanais com comentários das obras, além de sugestões dos internautas

 

Já diz o ditado que “filho de peixe, peixinho é”. A frase faz referência à cinéfila mirim de 11 anos, Liz Bulcão, apaixonada pela 7ª arte, assim como o pai. Ela acaba de lançar o ‘CinemaLiz’, no Youtube, canal criado com o objetivo de entreter pessoas com comentários semanais de filmes e livros saboreados da infância até a pré-adolescência.


Lançado há pouco mais de um mês, em 22 de julho, o canal conta com 14 vídeos publicados, 130 pessoas inscritas e quase sete mil visualizações. Como a maioria dos adolescentes, a nova youtuber é antenada às peculiaridades das redes sociais e afirma “querer agradar a vários públicos”. Isto porque sua videoteca dispõe de publicações de filmes antigos, a exemplo de ‘Chaplin’ e ‘O Pássaro Azul’, chegando aos mais atuais, direcionados ao público teen, como ‘Carrossel’ e ‘Procurando Dory’.

A lista de conteúdos que vai para o ar, assim como a produção dos roteiros e vídeos, além da edição do material, é feita em parceria com o pai, Felisberto Bulcão, que é formado em cinema. É com ele que Liz também tem, todas as sextas-feiras, compromisso certo, após a escola. Há 9 anos, os dois seguem a prazerosa rotina de ir ao cinema e à livraria. A programação se repete desde 2007, ou seja, desde que a pequena tinha dois anos.

Pai e filha já contabilizam cerca de 300 filmes assistidos juntos no cinema, sem contar os vistos em casa. Foi nessa época que Liz criou o primeiro ‘diário de cinema’, com imagens e desenhos de filmes vistos, já que ainda não sabia escrever. Tal iniciativa contribuiu para refinar seu gosto pela leitura, considerando que, além de cinema, outro hobby é frequentar livrarias e museus. Atualmente, tem por hábito, ler dois livros por mês, totalizando 24 ao final do ano.

Entenda a trajetória

Com seis anos de idade Liz começou a gravar vídeos e, passados três anos, ela se interessou em criar um canal que pudesse entreter e compartilhar informações, análises, desempenhando, com o bate-papo descontraído, uma função social.  
Questionada sobre os filmes preferidos, a blogueira mirim diz que “todos que trazem lições de vida, como aqueles que contam estórias de respeito aos pais e ao próximo, humildade e gratidão”, revela sem pestanejar e com os olhos empolgados e brilhantes ao falar de cinema.

Veja os vídeos no canal no Youtube

Charlie Chaplin

Ninguém Merece (a série) e o livro O Sonho de Lorena

Nenhum comentário:

Postar um comentário