Terceira edição do Canto Skol contará com programação percussiva, oficinas e shows gratuitos, abertos à comunidade.
(Foto: Sercio Freitas/ Divulgação)
Um dos principais berços da musicalidade baiana percussiva, o Parque Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, será totalmente ocupado na próxima terça-feira (1/11) e quarta-feira (2/11) pelo projeto Canto Skol.
A percussão será o fio condutor da terceira edição do projeto, que contará com oficinas, mesa-redonda e roda de timbal. O projeto itinerante Bahia Experimental, que incentiva a criação coletiva, a partir de improvisos rítmicos, será o anfitrião do evento.
Na terça-feira, dia de abertura da programação, o pesquisador sonoro Thiago Trad, vai ministrar uma oficina de percussão, com o tema “Improvisação e livre criação musical”. Neste mesmo dia, haverá um workshop de percussão eletrônica, com Japa System.
A programação contará ainda, com um mesa redonda sobre “Percussão e Empreendedorismo” com Thiago Trad, Peu Meurray, Japa System, Mamah Soares. Por fim, os artistas Danilo Gualberto, Elton Jackson, Ratinha, Sandrinha do timbal, fazem uma Roda de Timbal.
Os resultados das vivências e do workshop serão conferidos na quarta-feira (2/11), Feriado de Finados, a partir das 16h. A banda IFÁ Afrobeat, com participação de Peu Meurray, o projeto de improvisação Bahia Experimental e convidados, e o coletivo de beats eletrônicos B_T_PGDÃO, encerram a atividade, com um grande show aberto ao público.
O Canto Skol é uma realização da cerveja Skol. A ação faz parte da plataforma de música da marca e propõe ocupar locais culturais de Salvador com o objetivo de valorizar a nova cena musical da cidade. O projeto conta com parceria de Salvador, reconhecida como “Cidade da Música” pela Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Dezembro de 2015.
Com recorde de público, o Canto Skol teve duas edições realizadas na Quadra do Bloco Apaxes, no Dique do Tororó. Coletivos como Mutirão Mete Mão e Minavu já participaram do projeto. Toda programação é gratuita.
Parque Solar Boa Vista
O cenário de um dos bairros mais populosos da capital baiana, o Engenho Velho de Brotas, tem uma rica história. Na época do Brasil Colônia, o local abrigava muitos engenhos de cana-de-açúcar, daí o nome do bairro.
Com quase 300 anos de existência, o Parque Solar Boa Vista foi o local onde morou o poeta Castro Alves. O imóvel, também foi sede da Prefeitura de Salvador.
Considerado o segundo bairro mais populoso de Salvador e também um conhecido gueto afro-descendente, o local foi escolhido para a terceira edição do Canto Skol por ser reconhecido como celeiro da música percussiva da Bahia.
A Skol
A Skol é a cerveja líder no mercado e atua com pioneirismo, irreverência, espírito jovem, buscando sempre surpreender o consumidor com ações inovadoras. É por meio de uma estratégia que está sempre à frente que a Skol mantém sua identidade e maior proximidade com seu público antecipando tendências no mercado.
SERVIÇO
Terceira Edição do Canto Skol
Dias: 1 e 2 de novembro
Local: Parque Solar Boa Vista - Engenho Velho de Brotas
Entrada Gratuita
Atividades Formativas - dia 1 de novembro
- Oficina Percussiva de Improvisação e Livre Criação Musical, com Thiago Trad e participação de Ênio Nogueira.
Duração: 10 horas.
- Workshop de percussão eletrônica com Japa System.
Duração: 3 horas.
- Mesa Redonda Percussão e Empreendedorismo com Thiago Trad, Peu Meurray, Japa System, Mamah Soares.
Duração: 2 horas.
- Roda de Timbal com Danilo Gualberto, Elton Jackson, Ratinha, Sandrinha do timbal.
Duração: 3 horas.
Programação de Shows - 2 de novembro a partir das 16h
- Bahia Experimental com Maestro Letieres Leite, Jorjão Bafafé e Negrizú.
- IFÁ Afrobeat convida Peu Meurray
- B_T_PGDÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário