30/10/2016

Salvador recebe curso de jornalismo literário com Edvaldo Pereira Lima


O professor é autor do livro Páginas Ampliadas, uma obra que se transformou em clássico do jornalismo literário no Brasil.

O escritor, educador e jornalista Edvaldo Pereira Lima, que dirige o curso pioneiro de pós-graduação em Jornalismo Literário no país, estará em Salvador nos dias 09, 10 e 11 de dezembro, para promover o curso básico de Jornalismo Literário.  As aulas serão realizadas no Max Center – Itaigara (Cei-Soluções Corporativas, sala 443).
Dentre as questões que serão abordadas sobre o tema estão: Qual é sua origem? Qual é seu estado da arte? Quais são os formatos principais? Técnicas e procedimentos? O curso ainda compartilha respostas, em mergulho exploratório que serve de grande introdução ao tema e primeiros passos de avanço, em equilíbrio entre a abordagem conceitual, exposição de exemplos, leitura analítica e prática de exercícios. A carga horária será de 15 horas. As vagas são limitadas. Interessados em participar devem fazer sua inscrições no link: http://edvaldopereiralima.com.br/JL/Salvador/
Modalidade de prática jornalística paralela ao modelo mais conhecido – o do jornalismo informativo convencional -, o Jornalismo Literário tem longa tradição em seu estilo diferenciado de contar histórias da vida real. Continua adaptando-se a novas condições do mundo multimidiático do século XXI, fascinando igualmente autores e leitores. Sua proposta é compreender a realidade complexa do nosso tempo, focado nas figuras humanas que fazem a história acontecer, combinando o melhor da tradição jornalística em levantamento e apuração com o melhor da literatura em arte narrativa.
Menos conhecido, porém mais exigente, demanda dos autores domínio dos procedimentos, das técnicas, do modo de fazer que lhe é peculiar. É um modo autoral, mas baseado em tecnologia narrativa comprovada ao longo do tempo por gerações distintas de grandes autores. Em compensação, é muito gratificante para quem o pratica, pelo deleite do bom texto produzido para contar histórias com inteligência, sensibilidade e qualidade estética.
O facilitador - Edvaldo Pereira Lima é escritor, jornalista, professor universitário, autor de livros publicados no Brasil e no exterior. Lecionou, pesquisou e promoveu o Jornalismo Literário por 19 anos na Universidade de São Paulo. Dois de seus livros são contribuições conceituais e práticas importantes para o tema, um deles – Páginas Ampliadas – tendo se transformado em clássico acadêmico do assunto.
É diretor do curso de pós-graduação pioneiro em jornalismo literário no país. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, com pós-doutorado em Educação pela Universidade de Toronto.

SERVIÇO:
O quê: Curso básico de Jornalismo Literário, com o professor Edvaldo Pereira Lima.
Onde: Cei-Soluções Corporativas - Avenida Antônio Carlos Magalhães, 846, sala 443, Edifício Maxcenter.  Ao lado do Shopping Itaigara - Salvador / BA.
Quando: Dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2016 (sexta - à noite, das 19h às 22h,  sábado - durante o dia, das 9h às 17h e domingo, das 9h às 13h).
Valores e opções de pagamento: R$ 350 (Trezentos e cinquenta reais). Consulte formas de pagamento e descontos.
Informações: Em Salvador, com Carlos Souza Yeshua:carlossouzamkt@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário