29/11/2016

Renomadas especialistas da Universidade da Flórida marcam presença na Fenagro e no Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, no Parque de Exposições de Salvador



Pela primeira vez na Bahia, pesquisadoras da Universidade da Flórida, Estados Unidos, estão coletando amostras de cavalos da raça Mangalarga Marchador, o cavalo Nacional do Brasil, para estudos genéticos. Amanhã e quinta –feira (30/11 e 1º/12), Dra. Samantha Brooks, professora e pesquisadora da Universidade da Flórida, e a médica veterinária Laura Patterson Rosa visitarão e farão coleta de material genético durante a Fenagro e o Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, no Parque de Exposições de Salvador.

Em busca dos genes que causam características conformacionais e de movimento, este grupo de pesquisa que já completou o genoma do Mangalarga Marchador, utilizará ferramentas criadas pelo Workshop Internacional do Genoma Equino para mapear a localização genética para estas características. Marcadores gerados por este projeto serão úteis para seleção de animais com mais eficiência, resultando em animais com melhor performance e ainda mais valor.

Dra. Samantha Brooks é responsável pela descoberta do gene da pelagem pampa - resultando no teste de homozigose do Pampa - e a doutoranda, a médica veterinária Laura Patterson Rosa, estão também utilizando uma nova tecnologia digital de análise do movimento para avaliar a locomoção em cada cavalo em seu ambiente natural. Esta abordagem é uma evolução dos estudos existentes e tem a capacidade de prover um maior entendimento de diferenças sutis no andamento.

Este estudo conta com o apoio dos criadores baianos do Haras Avena, Haras do AP, Haras Guariroba e Haras Riomar. Buscando o melhoramento genético da raça e melhores tecnologias para seleção tiveram a iniciativa de contatar as pesquisadoras e iniciar este estudo que tem todo o potencial para revolucionar a criação do Mangalarga Marchador.

O último ponto de visita e coleta de material genético será durante a Fenagro e Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, no Parque de Exposições de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário