02/12/2016

11º Festival Tempero no Forte começa com muito samba e gastronomia

​​



Os amantes da gastronomia que estavam na Praia do Forte na noite dessa quinta-feira, 1o, festejaram a abertura oficial do 11º Festival Tempero no Forte com a vibração e as boas energias de um animado cortejo de baianas da região. A maratona gastronômica, iniciada na mesma noite, contou com as presenças da maioria dos chefs convidados de outros estados e também da capital baiana. Dentre eles, os cariocas Daniel Pinho e Carlos Cordeiro, o baiano Isaías Neries, radicado há muitos anos na serra fluminense, os paraibanos Marcelo Pinheiro, chef executivo do Tivoli Eco Resort, Onildo Rocha e Ana Clóris, o pernambucano Claudemir Barros, o português Jorge Mendes e os baianos Beto Pimentel, Tereza Paim – curadora do evento –, Chuca Cardoso e Vini Figueira. 

Um dos destaques da primeira noite ficou por conta da anfitriã Tereza Paim, que abriu a Cozinha Show, recebendo os chefs presentes. Nas caçarolas, Tereza preparou duas iguarias deliciosas, aprovadas, tanto pelos mestres-cucas como pelo público presente. À base de mandioca, que é o tema do ano do festival gastronômico, a chef ensinou a fazer um bolinho frito de mandioca e o inédito Docinho de Beto, uma homenagem ao chef Beto Pimentel, uma cocadinha feita com mandioca e a fruta biribiri. Com os demais chefs, Tereza e Beto dialogaram sobre os benefícios, curiosidades e importância da mandioca.

Para esta sexta-feira, 2, os interessados poderão participar gratuitamente das aulas de culinária da Cozinha Show, a partir das 17h30, que traz na programação as chefs Ana Clóris, Leila Carreiro, do restaurante Dona Mariquita, e a nutricionista funcional Monica Campos, que irá palestrar sobre como aproveitar melhor os alimentos vegetais  e ensinará a fazer um queijo vegano de mandioca. Na programação ainda haverá os Jantares Magnos do restaurante À Sombra do Coqueiral, no Tivoli Eco Resort, e do Via dos Corais. No TIvoli, o jantar será orquestrado a seis mãos, pelo chef executivo Marcelo Pinheiro, na companhia de Daniel Pinho e Carlos Cordeiro. Já no Via dos Corais, quem assume a cozinha são os baianos Beto Pimentel, Tereza Paim e Chuca Cardoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário