26/01/2017

Conceitos de felicidade, tristeza e depressão são debatidos em Salvador


O psicanalista e psiquiatra Jorge Forbes participou, ao lado do médico psiquiatra André Gordilho, da quarta edição do Ciclo de Palestras Holiste, que discutiu o conceito de felicidade e o papel do sofrimento.

Imagem inline 1
Foto: Diego Bastos

“Estamos vivendo uma inflação de felicidade. Uma busca à manuais de como ser feliz”, afirmou o psicanalista e psiquiatra Jorge Forbes, que participou ao lado do médico psiquiatria André Gordilho, da quarta edição do Ciclo de Palestras Holiste, na noite dessa quarta-feira (25/01), em Salvador. Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Forbes iniciou a palestra citando frases típicas de livros de autoajuda, que atribui a felicidade a um merecimento, como se fosse um exercício para ser feliz. “Os livros de autoajuda são um engodo em si. Se você quer um livro de autoajuda, escreva um”, aconselhou Forbes.
Durante a palestra, que debateu O conceito de felicidade e o papel do sofrimento, o mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII e Membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP), ressaltou que vivemos nos últimos 30 anos uma revolução comportamental maior do que há três mil anos. “A pós modernidade nos deu uma liberdade com a qual não sabemos lidar”, avalia o autor dos livros Você quer o que Deseja? (Ed. Best Seller, 2003) e Da palavra ao gesto do analista (Ed. Nacional, relançado em 2015). “Não podemos dizer que a felicidade é um estado estável e harmônico. A felicidade é não ter como bússola a expectativa do outro”, afirmou Forbes, citando um trecho do livro Uma Temporada com Lacan, do escritor francês Pierre Rey.
Depressão e suicídio - Promovido pelo Centro de Estudos Holiste, o evento gratuito foi aberto com uma palestra do psiquiatra André Gordilho, que abordou o tema Tristeza e Depressão: como diferenciar? “É normal e saudável vivermos momentos de tristeza. A tristeza vai ajudar a reforçar o nosso caráter. O sofrimento, dependendo do grau, é fundamental para a formação da personalidade”, garante.
Mestre em Medicina e Saúde Humana, Gordilho explicou que no diagnóstico da depressão três fatores dever ser observados. O primeiro fator são os sintomas psíquicos, como humor, desesperança e fadiga ou sensação de perda de energia; o segundo fator a ser avaliado são os sintomas fisiológicos, a exemplo de alterações do sono, apetite e redução do interesse sexual; e o terceiro fator são as evidências comportamentais, tais como, retração social, agitação psicomotora, crises de choro e comportamentos suicidas.
O médico psiquiatra da Holiste lembrou, ainda, que a depressão é a primeira causa de incapacitação entre todas as doenças médicas, inclusive, entre as doenças cardiovasculares, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). “O impacto econômico da depressão também é grande. Esse transtorno tem custos econômicos elevadíssimos. Analises recentes, mostram que nos Estados Unidos os custos estimados com a depressão giram em torno de 83 bilhões de dólares por ano, com custos diretos e indiretos, como absenteísmo e perde de produtividade”, adverte Gordilho, que é membro internacional da Associação Americana de Psiquiatria.
Ainda segundo estatísticas da OMS, 15% da população mundial em algum momento da vida vai deprimir. Segundo o especialista da Holiste, levantamentos afirmam que um entre sete pacientes com depressão acabam se suicidando. “É a regra dos setes. Setenta por cento dos suicidas têm doença depressiva grave, 70% consultam seu clínico geral seis semanas antes de tentarem o suicídio, que é a sétima causa de morte nos Estados Unidos, sendo que entre os adultos jovens está entre a primeiro e a segunda causa de morte, competindo com os acidentes”, comenta Gordilho.
Grandes pensadores - O Ciclo de Palestras Holiste é promovido pelo Centro de Estudos Holiste e já realizou três edições, nos meses de julho, setembro e novembro de 2016, reunindo psiquiatras, psicólogos e outros profissionais da saúde mental. O evento já contou com palestras do filosofo Luiz Felipe Pondé (Os desafios da Mudança); da pesquisadora Carmita Abdo (Comportamento Sexual); do sociólogo Demétrio Magnoli (Fanatismo religioso); do psiquiatra Luiz Fernando Pedroso (Psiquiatria para Além da Medicina e Radicalismo Político e Transtorno Mental) e da médica psiquiatra Fabiana Nery (Sofrer por amor: Qual o limite?). A quinta edição do Ciclo de Palestras Holiste está prevista para acontecer em março de 2017. Os interessados podem acompanhar a programação no site:www.holiste.com.br/palestras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário