24/02/2017

EXPOSIÇÃO INÉDITA DE TOMIE OHTAKE ENTRA EM CARTAZ NA CAIXA CULTURAL SALVADOR



Mostra da artista nipo-brasileira exalta diversidade de sua obra em visitação gratuita

A Caixa Cultural Salvador apresenta, de 8 de março a 23 de abril, a exposição Tomie Ohtake - Cor e Corpo, da consagrada artista plástica Tomie Ohtake. Considerada como um dos maiores nomes da arte brasileira no século 20, a artista dedicou sua vida ao abstracionismo, sendo reconhecida e premiada internacionalmente. Em Tomie Ohtake - Cor e Corpo, exposição inédita, gravuras, esculturas e pinturas revelam a maestria dos seus mais de 60 anos de produção ininterrupta. A mostra estará aberta à visitação gratuita de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h, na Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro).

Formas orgânicas e fluidas, somam-se a curvas e cores, em obras que perpassam por diversos períodos criativos da artista. Sob a curadoria de Carolina De Angelis e Paulo Miyada, a exposição reúne esculturas, pinturas e, entre as gravuras, serigrafia, litografia e gravuras em metal. Comum a todas elas, a nomeação “Sem Título”, opção que, segundo os curadores, evidenciava o anseio de Tomie Ohtake em promover a reflexão e livre associação do observador.

Apesar de não trabalhar uma temática específica, sendo a própria expressão plástica visual o tema que permeia toda sua obra, é possível destacar no trabalho da artista características que remetem a formas da natureza, elementos humanos, marítimos e cósmicos ou ainda associadas à progressividade do crescimento e fecundação, aspectos evidenciados na exposição Tomie Ohtake - Cor e Corpo.

Entre as gravuras, a exposição exalta a diversidade de obras que vão desde as mais antigas, dos seus primeiros anos de trabalho, com contornos irregulares, até àquelas, por exemplo, delicadamente programadas, com linhas finas sobrepostas. Popularizadas por meio de obras públicas da artista expostas em diversas capitais pelo mundo, as esculturas são estruturas metálicas fruto de torções e dobras realizadas pela artista em pequena escala são fielmente reproduzidas em maior dimensão. Já entre as pinturas, figuras sinestésicas que encerram analogias corpóreas e orgânicas. Tomie Ohtake - Cor e Corpo será a terceira mostra da artista na capital baiana, que recebeu exposições em 2009 e 2013.

ÍCONE DA ARTE ABSTRATA
Japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake nasceu em Kyoto, no Japão, dia 21 de novembro de 1913, onde estudou. Em 1936 chegou ao Brasil para visitar um de seus cinco irmãos e, impedida de voltar devido ao início da Guerra do Pacífico, permaneceu no Brasil. Casou-se, criou seus dois filhos, e com quase 40 anos começou a pintar incentivada pelo artista japonês Keiya Sugano.

O ápice de sua carreira veio a partir dos seus 50 anos, quando realizou mostras individuais e conquistou prêmios na maioria dos salões brasileiros. Em seus mais de 60 anos de produção artística, participou de 20 Bienais Internacionais, somando em seu currículo mais de 120 exposições individuais (em São Paulo e mais vinte capitais brasileiras, Nova York, Washington DC, Miami, Tóquio, Roma, Milão, etc) e quase 400 de coletivas, entre Brasil e exterior, além de 28 prêmios. 

Destacam-se ainda as mais de 30 obras públicas desenhadas na paisagem de várias cidades brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Araxá e Ipatinga, e também no exterior, a exemplo do Japão, no Museu de Arte Contemporânea e  Mori Museum, de Tóquio, e na província de Okinawa.

Com seu reconhecimento, Tomie tornou-se uma espécie de embaixatriz das artes e da cultura no Brasil. Assim, durante toda sua vida foi sempre convocada a receber grandes personalidades internacionais, como a Rainha Elizabeth e o Imperador, a Imperatriz e o Príncipe do Japão. Em 2013, chegou aos 100 anos, comemorados com 17 exposições pelo Brasil. Dos 100 aos 101 anos concebeu cerca de 30 pinturas. Seguiu trabalhando até a sua morte, em fevereiro de 2015.

Serviço:
Exposição Tomie Ohtake – Cor e Corpo
Período: de 8 de março a 23 de abril de 2017
Horário: das 9h às 18h, de terças-feiras a domingos
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador)
Entrada franca
Informações:
 (71) 3421-4200
Classificação indicativa: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário