terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

MARGARETH COMEMORA 30 ANOS DE CARREIRA NO CARNAVAL 2017



Foto: Estúdio Gato Louco.

Carnaval de 2017 chega para coroar mais uma vitória na carreira de Margareth Menezes. A cantora baiana vai comemorar seus 30 anos de uma carreira marcada por sucesso. Uma trajetória que passou a ser cantada a partir da gravação da música Faraó, de Luciano Gomes, em 1987, que foi tema do Carnaval do Olodum. Durante a folia, o ponto alto dos festejos acontece no sábado (25/02), às 15 horas, quando vai receber a imprensa e convidados para festejar com um bolo, antes de seguir com o trio Afro Pop pelo Circuito Barra-Ondina.
Na sexta-feiraMargareth é convidada do Olodum para comemorar os 30 anos da música Faraó, no desfile do famoso bloco afro no Campo Grande. No dia 13 de maio, a baiana será homenageada no Brazilian International Press Award, com o troféu Lifetime Achievement Award, em Fort Lauderdale (Flórida). A premiação, que está comemorando 20 anos, é promovida pela Focus Brasil Foundation e Globo Internacional. 
O Verão também foi de muito sucesso para Margareth Menezes. Desde 04 de dezembro, ela comandou o Mercado Iaô, na Ribeira, bairro onde sua família sempre residiu em Salvador. Foram nove edições, que lotaram a antiga Fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima, onde a cantora recebeu Maria Bethânia, Ivete SangaloBrown, Daniela Mercury, Baiana System, Chico Cesar, Elba Ramalho, Larissa Luz, Moraes Moreira, David Moraes, Ganhadeiras de Itapuã, Márcia Short, Carla Visi e Lazzo, entre outros. O mercado, que reúne música, artesanato, gastronomia e várias manifestações culturais, é uma das ações do projeto social Fábrica Cultural, dirigido pela própria cantora.

30 ANOS DE CARREIRA E FARAÓ
O teatro era a principal paixão de Margareth Menezes, até ser convidada para gravar Faraó, em 1987. A atriz iniciante foi convidada e convencida por Djalma Oliveira a gravar a música de Luciano Gomes, que havia feito sucesso como tema do Carnaval do Olodum. O disco vendeu 100 mil cópias e o país ganhava mais uma estrela. Agora, Margareth comemora 30 anos depois, marcada por várias turnês internacionais por todos continentes, 16 CDs/LPs e cinco DVDs. Fiel às raízes, ela mistura na música elementos africanos, brasileiros, indígenas e pop, num movimento que denomina AfroPop Brasileiro.

HITS
No primeiro LP, que levou seu nome (1988), Margareth cravou o segundo hit, o samba reggae Elegibô - Um Canto de Ifá (Rey Zulu e Ythamar Tropicália). Em 90, a cantora integrou a turnê internacional Rei Momo, do grupo Talking Heads, a convite de David Byrne. O ano de 1991 foi marcado pelo álbum Um canto pra subir, com arranjos de Ramiro Mussoto e Pedro Giorlandinni, lançado também nos EUA e contou com a participação de David Byrne. No ano seguinte (92), Margareth lançou um CD, Ellegibô, apenas nos EUA, na Europa e no Japão.

A partir daí a baiana foi contabilizando um sucesso atrás de outro, todos no repertório do Carnaval, como Dandalunda, Toté de Maianga, Alegria da Cidade, Passe em Casa e Oya por Nós. Margareth também leva para o trio dezenas de música de outros compositores que marcaram a sua carreira. Entre elas, Tieta, Toda Menina Baiana, Canto pro Mar, Andar com Fé, Reconvexo, Frevo Mulher, Chame Gente Alfabeto do Negão.

PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL
- Sexta-feira - 24/02 - Camarote Caixa - Salvador/BA;
- Sexta-feira - 24/02 - Participação de Margareth no trio do Olodum;
- Sábado - 25/02 - Trio -    Circuito Barra-Ondina   -  Salvador/BA;
- Domingo - 26/02 - Carnaval - São Francisco do Conde/BA;
- Segunda-feira -  27/02 - Carnaval - Natal/RN;
- Terça-feira - 28/02 - Carnaval - Bragança/PA;

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário