01/02/2017

Mutirão Mete Mão segue levando arte para as comunidades

Foto: Guto Esteves.

Federação é o próximo bairro a receber oficinas gratuitas de Grafitti, Rap, DJ e Stencil Art

Depois de realizar a primeira etapa em Amaralina o Mutirão Mete Mão segue levando arte-educação para mais uma comunidade soteropolitana. Desta vez é o bairro da Federação que recebe as oficinas gratuitas, entre os dias 6 e 10 de fevereiro, de Graffiti, com Fael Primeiro; de RAP, com Dropê Comando Selva; de DJ, com Raiz e Leandro Vitrola; e de Stencil Art em camisas, com Márcio MFR. No sábado 11 será a vez de conferir o resultado das oficinas, com Feira e Festival Sound System aberto ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site www.mutiraometemao.com.br ou no Centro Educacional Edgard Santos, onde serão realizadas todas as atividades.
Arte de rua, manifesto cultural e trabalho social. Para cada oficina serão disponibilizadas duas turmas com 20 vagas cada, para jovens acima de 12 anos. Durante as edições, técnicos de segurança da Coelba - Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, realizarão palestras para os participantes sobre o uso seguro da energia elétrica, tema que também será estimulado para utilização nas produções realizadas pelos jovens nas oficinas.
O Mutirão Mete Mão, que já teve mais de 20 edições anteriores realizadas em Salvador e cidades do interior, conta com o patrocínio da Coelba, através do programa Fazcultura do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Fazenda e de Cultura e é uma realização da LB Produções. As próximas etapas do Mutirão Mete Mão acontecem de 06 a 11/02 na Federação; de 13 a 18/02 em Águas Claras; de 06 a 11/03 em São Cristovão e de 20 a 25/03 em Paripe. As oficinas acontecem de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 13h às 17h.
Fael Primeiro | Oficina de Graffiti
Músico, compositor, produtor e artista plástico, Fael 1º é considerado um dos maiores nomes da cultura sound system e um dos mais promissores artistas visuais de grafite do Brasil. Como cantor e compositor atuou à frente dos grupos Ministério Público, Bembatrio e a Banda Dubstereo. Nas artes visuais, o grafite é a sua principal expressão. Com um traço característico e uma identidade exclusiva, já realizou intervenções em várias cidades da Bahia.

Dropê Comando Selva | Oficina de MC
Fundador do coletivo Comando Selva 22, do projeto Reciclando Pensamentos, e coordenador do CCRP - Circuito Carioca de Ritmo e Poesia, ambos do Rio de Janeiro, o poeta, produtor e pesquisador Dropê Comando Selva atua desde 2007 junto ao movimento Hip Hop, onde lançou seu disco autoral “Entre Nós” em 2013. Em Salvador desde 2015 atua em ações de redução de riscos e danos, como os projetos Corra pro Abraço (SETAD) e Coletivo Balance.

DJ Raiz | Oficina de DJ
Um dos percussores da cultura sound system na Bahia, Raíz é integrante da equipe de som Ministereo Público, do grupo Bemba Trio e do Coletivo Crokant, com quem viajou para diversas cidades, além de Portugal e Londres. Dividiu o palco com personalidades nacionais e internacionais como Margareth Menezes, Mano Chao, Lazzo Matumbi, Zion Train, BNegão, Mv Bill, Mad Professor, Racionais, YT, Ceú, Martin Campbell, The Congos, entre outros.

DJ Leandro Vitrola | Oficina de DJ
Atuante em projetos de rap e hip hop como Atitude Presente, Júri Nacional, Fúria Consciente e Afrogueto, DJ Leandro contribui com a nova safra da música local, além de mixar para artistas como Magary Lord e Margareth Menezes. Faz parte dos projetos Vitrola71 e Coletivo Crokante. Possui um projeto de oficina de Dj para crianças e jovens, o “Hip Hop - Histórico e Discotecagem", onde já apresentou no espaço Gente Arteira da Caixa Cultural.

Márcio MFR | Oficina de Stencil Art em camisas
O artista plástico Marcio MFR, na adolescência através do skate conheceu a pichação e o graffiti. Estudou na Escola de Belas Artes da Bahia e, a partir de 2003 passou a se dedicar integralmente à sua arte. Fundou a 071 Crew, coletivo com a proposta de resignificar o ambiente urbano de Salvador com pinturas em graffiti. A semelhança de seus trabalhos com pinturas em aquarela faz de MFR um dos artistas mais singulares do país

Sobre a Coelba - Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia para mais de 15 milhões de habitantes. Consciente de que seu crescimento está atrelado ao desenvolvimento de toda a sociedade, a empresa adota o modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando à criação de valor ao negócio e a contribuição para uma sociedade sustentável. “O patrocínio a projetos como o Mutirão Mete Mão está alinhado à estratégia de atuação da empresa de incentivo à valorização da cultura, educação, inclusão social e disseminação de valores socioambientais”, destaca José Roberto Bezerra de Medeiros, presidente da Coelba.

Serviço:
Mutirão Mete Mão – Arte Urbana na Comunidade
Edição Federação: 06 a 11 de fevereiro
Oficinas: 06 a 10 de fevereiro, de 8h às 12h e de 13h às 17h, no Centro Educacional Edgard Santos.
Entrega e Festival Sound System: 11 de fevereiro, 15h, mesmo local.
Próximas Edições:
13 a 18/02 - Águas Claras
06 a 11/03 – São Cristovão
20 a 25/03 – Paripe

Inscrições gratuitas através do site www.mutiraometemao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário