28/03/2017

Abertas as inscrições para o curso


“Como criar e desenvolver um canal no Youtube”


O funcionamento do Youtube, suas ferramentas, estratégias de programação, divulgação de canal e a construção de uma base sólida de seguidores, tudo isso será explorado no primeiro curso da programação de atividades do B_arco, um dos maiores centros culturais do Brasil, que serão realizadas em Salvador entre abril e junho de 2017. Como criar e desenvolver um canal no Youtube, será ministrado por Bruno Gael - graduado em Cinema e mestrando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi - de 04 a 07 de abril, na Zona de Produção, no bairro do Rio Vermelho. As inscrições podem ser feitas no site do B_arco (http://barco.art.br/salvador-ba).

O projeto é uma parceria do centro cultural com a Zona de Produção, produtora de cinema do diretor baiano  João Gabriel.

Apresentação 

A cada minuto, mais de 400 horas de vídeo são enviadas para o Youtube. Com mais de um bilhão de usuários, o Youtube é o terceiro site mais visitado do mundo, perdendo apenas para o Google e o Facebook. No Brasil, mais de 150 canais Youtube já possuem mais de um milhão de inscritos. Em meio a tanto conteúdo sendo criado diariamente, é necessário pensar em estratégias de criação e distribuição para fazer um canal crescer. Esse curso é aberto a todos os interessados e tem uma carga horária total de 16 horas, divididas em  quatro encontros.

Conteúdo
O advento da Internet e a emergência das redes sociais ampliaram as possibilidades de integração social, o compartilhamento de informações e a circulação de conteúdo multimídia, potencializado pelo crescimento exponencial da banda larga nos últimos anos, sobretudo na rede móvel. Estamos cada vez mais conectados, informados, móveis e entretidos. Essa é a tendência hiper, que está transformando profundamente a vida das pessoas e a maneira que elas se comunicam. 
O Youtube, principal plataforma de vídeos online do mundo, tem sido o grande agente democratizador do acesso a conteúdo em vídeo na Internet, permitindo que qualquer pessoa, através de ferramentas próprias desenvolvidas pelo site, publique e distribua seu conteúdo no ambiente online da mesma forma que os grandes produtores. Com isso, o Youtube deixou se ser somente um depositório de vídeos amadores, tornando-se parte importante da cadeia audiovisual atual ao se estabelecer como um potente meio de distribuição de conteúdo e como destino de entretenimento.
Segundo o estudo “Video Viewers – Como os brasileiros consomem vídeos”, feito com exclusividade pela consultoria Provokers, para o Google, 67% das pessoas assistem a vídeos na web – e o maior canal usado para isso é o YouTube. O aumento do consumo de vídeos na internet reflete a grande transformação que a tecnologia tem promovido em nossa vida. Segundo o relatório anual da Cisco publicado em 2015, o conteúdo de vídeo foi responsável por 64% de todo tráfego de internet no ano de 2014, e em 2019 será de mais de 80%. Esta pesquisa revelou ainda que cerca de 3,9 bilhões de pessoas terão acesso a Internet e o número de dispositivos conectados será três vezes maior do que a população global.
Hoje, por minuto, são carregadas mais de 400 horas de conteúdo e o Youtube já soma mais de um bilhão de usuários, quase um terço dos usuários da Internet. Tamanha expressividade está relacionada diretamente ao fato do Youtube ser essencialmente uma experiência social, ao absorver todas as características que definem a cultura participativa. Os usuários participam ativamente na criação de conteúdo, comentam, “curtem”, recomendam vídeos e seguem canais de diferentes seguimentos, criando assim, um espaço altamente integrado entre produtores e usuários através de comunidades temáticas que interagem em torno de assuntos específicos.
Com base em todas essas informações, fica claro que a partir da criação do Youtube e o constante desenvolvimento da plataforma, guiada pelo comportamento dos próprios criadores e usuários, foi se estabelecendo um novo gênero audiovisual que tem como característica principal, o contato direto com o público. Os vídeos produzidos para o Youtube apresentam algumas “características específicas como: duração, modo de produção, meio e modo de circulação, assuntos que serão abordados no curso.

Cronograma  

1º DIA: INTRODUÇÃO
·                     Integração com alunos e apresentação do curso
·                     Criadores/Influenciadores – Mercado de vídeos online e criação de conteúdo em vídeo
·                     O Youtube  A evolução do Youtube e a importância da plataforma nos dias de hoje
·                     Ferramentas – Recursos disponíveis para criadores de conteúdo
·                     Criadores/Influenciadores – Mercado de vídeos online e criação de conteúdo em vídeo
·                     Web 2.0 e Cultura Participativa – Comportamento do consumidor/criador de vídeos atual
·                     Viewers, Fãs e Comunidade – Conceitos e estratégias de conversão de usuários comuns para fãs

2º DIA: PLATAFORMA E IDENTIDADE VISUAL
·                     Affordances e Gêneros – Novas práticas e tipos de canais
·                     Vídeos, canais e playlists – Como funciona os três principais elementos do Youtube
·                     Relevância – O que faz um vídeo ser mais relevante que outro dentro do Youtube
·                     Sessão de exibição – O que é o tempo de sessão e como aumentá-lo
·                     Design – Como acertar o visual de seu canal e promove-lo dentro e fora do Youtube (miniaturas, arte do canal, descrição, palavra-chave…)
·                     Branding – Como construir uma marca consistente

3º DIA: MONETIZAÇÃO & SEO
·                     SEO – O que é?
·                     Ranking – Como subir no ranking de buscas do Youtube/Google
·                     Google Analytics – Como utilizar a ferramenta de métricas do Youtube e como ela pode trazer melhorias para o canal
·                     Monetização – Como é possível gerar renda com vídeos online
·                     Google Adsense – Entendendo a plataforma de repasse de rendimentos

4º DIA: ESTUDOS DE CASO E CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
·                     [ESTUDOS DE CASO]
·                     Conteúdo Multiplataforma (Twitter, Instagram, Facebook, Snapchat) –Como a utilização de outras redes sociais podem ajudar a impulsionar o conteúdo criado e como utiliza-las da melhor maneira
·                     Dicas úteis para criadores – Aplicativos, programas e sites úteis para criadores de conteúdo
·                     Estratégias para desenvolvimento de canais do Youtube – Fundamentos para criar uma estratégia eficiente para um canal




Sobre Bruno Gael:
Bruno Gael é graduado em Cinema e mestrando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2011 desenvolve trabalhos no campo audiovisual para internet, além de dirigir e roteirizar vídeos e curtas-metragens. Aliando sua experiência prática e acadêmica, desenvolve pesquisas sobre Youtube, plataformas digitais e comportamento do público, além de ministrar cursos e palestras sobre o tema em diversas instituições. Este ano, participa de dois grandes eventos nacionais: o XXXIX INTERCOM - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na ECA/USP e o YOUPIXCON, o maior evento sobre conteúdo digital do país.


 O que é o B_arco?
O B_arco é um centro cultural contemporâneo, criado para integrar as diferentes áreas da cultura. Um espaço de pesquisa, reflexão e criação que há 10 anos investe no desenvolvimento do conhecimento em seus mais diversos segmentos. Potencializa as possibilidades de expressão dando suporte à criação artísticas e intelectual produzida em seus núcleos de pesquisa, e promove o intercambio permanente entre publico, artistas, técnicos e agentes culturais.

Com trabalho reconhecido no universo do audiovisual, artes cênicas, artes visuais e literatura, o centro cultural traz para a Salvador seus consagrados cursos livres, oficinas e master classes para criadores e produtores de todas as áreas culturais, incluindo novas mídias e conteúdo para internet. A programação de cursos, workshops e master classes que o B_arco realizará na cidade, tem como objetivo estreitar ainda mais o diálogo com outras regiões, aprofundar o intercâmbio de conhecimentos e experiências culturais e humanas, afim de aprimorar o potencial técnico e criativo de todos os envolvidos e dinamizar processos de criação e produção do audiovisual.



Programação Completa dos cursos em Salvador

·         Como criar e desenvolver um canal no Youtube

Professor: Bruno Gael / Data: 04 a 07 de abril
  
·         Criação e direção de formatos televisivos de “não ficção”

Professor: Sebastián Gadea  / Data: 28 a 30 de abril


·          A Direção de Fotografia Cinematográfica

Professor: Lauro Escorel / Data: 15 a 17 de maio

·                      Curso de Roteiro de Série de Televisão
Professora: Julia Priolli / Data: 05 a 09 de junho





Sobre Jiddu Pinheiro - Fundador do Centro Cultural B_arco
Nascido em Belém do Pará, em 1976, o ator, diretor, roteirista e produtor cultural, Jiddu Pinheiro - formado Pelo Teatro Escola Célia Helena e pelo (CPT) Centro de Pesquisa Teatral -  fundou o Centro Cultural B_arco, em 2006. De lá para cá, tem realizado centenas de cursos livres, oficinas e eventos culturais dos mais diversos: Mostras de cinema, fotografia e dança; exposições de arte, festivais de música e literatura. Em mais de 10 anos de atividades o B_arco se tornou um espaço de referencia nacional por seus núcleos de pesquisa nas áreas de audiovisual, novas mídias, atuação e literatura.

Em 22 anos de carreira, Jiddu Pinheiro atuou em obras de teatro como Os Sete Afluentes do Rio Ota (2004), dir. Monique Gardenberg, Ricardo III (2006), dir. Jô Soares, dentre outras. Atuou nos longas-metragens Falsa Loura (2007), de Carlos Reichenbach; Hotel Atlântico (2008), de Suzana Amaral; O Uivo da Gaita (2010), de Bruno Safadi; Animal Cordial (com estréia em 2017), dir. de Gabriela Amaral Almeida, entre outros. Em 2016 fez sua estréia como roteirista e co-diretor em La Vingança.





Serviço
Curso: Como criar e desenvolver um canal no Youtube
Professor: Bruno Gael
Data: De 04 a 07 de abril
Carga horária : 16h (4 encontros)
Horários: Terça a sexta, das 19h às 23h
Local: Zona de Produção
Endereço: Rua Ilhéus 258 – Rio Vermelho, Salvador-BA
Inscrições no site http://barco.art.br/salvador-ba/
Valor: R$ 450,00
Mais Informações: 11 3081-6986 e 
cursos@barco.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário