24/03/2017

Especialistas internacionais virão à Bahia para falar sobre câncer no peritônio


Salvador sedia HIPEC Internacional Meeting no próximo dia 31 de março e o acesso da população aos tratamentos


Médicos e pesquisadores de diferentes países virão à Bahia. Osespecialistas irão debater sobre as mais avançadas técnicaspara a cura do câncer no peritônio no Internacional Meeting Moving Foward (HIPEC). O encontro ocorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril, no Bahia Othon Palace Hotel, emSalvador.

evento terá a participação de dez especialistas internacionais, referencias mundiais que irão mostrar o que há de mais moderno no tratamento do câncer que acomete operitônio, inclusive o inventor desta técnica Professor Paul Sugarbaker de Washington DC. Representantes de todos os centros brasileiros que realizam o tratamento das metástases Peritoneais com citorredução cirúrgica e HIPEC estarão presentes.

Até algum tempo atrás, pacientes que tinham metástases peritoneais eram considerados pacientes terminais. Faziam quimioterapia paliativa. Hoje, muitos deles podem ser tratados com intenção curativa com o método de citorredução cirúrgica com quimioterapia interperitoneal hipertémica (HIPEC).

Essa técnica de citorredução cirúrgica com quimioterapia está disponível a população, mas poucas pessoas tem o conhecimento. Alguns pacientes do SUS conseguem esse tratamento por via judicial. O Ministério de Saúde recentemente criou um grupo de trabalho para estudar o tema e analisar quais os casos que o SUS irá cobrir o procedimento. 
 
Este é um dos principais assuntos a ser abordado no primeiro Evento Latino Americano com o apoio da Peritoneal Surface Oncology Group International, Sociedade dedicada à disseminação de métodos modernos e eficazes de tratamento de doenças do peritônio. Cirurgiões Oncológicos, Oncologistas Clínicos, Anestesiologistas e Intensivistas terão acesso a conhecer mais o programa multidisciplinar.

Serão apresentados protocolos com discussão das melhores indicações, técnicas cirúrgicas, esquemas de quimioterápicos e um tema fundamental que é o manejo intra e pós-operatório dos pacientes submetidos à citorredução com HIPEC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário