25/03/2017

Inscrições abertas para seleção de bandas do projeto Incubadora Sonora


O projeto vai selecionar cinco bandas para oficinas de gravação, produção, fotografia, comunicação e cenografia e gravação de CD


A 3ª edição do projeto Incubadora Sonora abre seleção para capacitação de bandas provenientes de bairros periféricos de Salvador e de demais municípios da região metropolitana. Serão selecionadas cinco bandas que passarão por um processo de incubação que inclui oficinas de gravação, produção, fotografia, comunicação e cenografia, além da produção de um cd e a realização de shows. As inscrições acontecem entre os dias 15 e 30 de março no site: www.incubadorasonora.com.br.
A seleção acontece a partir do território cultural do qual a banda participa. São eles Território Cultural Cidade Baixa e Ilhas; Território Cultural Liberdade/São Caetano e Centro/Brotas; Território Cultural Cabula/Tancredo Neves e Pau da Lima; Território Cultural Valéria e Cajazeiras; Território Cultural Barra/ Pituba e Itapuã. Dentro de cada território há uma relação dos bairros que integram o projeto e que podem ser consultados no site do Incubadora Sonora.
As oficinas serão ministradas por nomes como o artista plástico Klaus Schuneman(cenografia); a produtora cultural Fernanda Bezerra (produção); o produtor musical Jorge Solovera (gravação); a fotógrafa Denisse Salazar (fotografia); o diretor de fotografia Gether Ferreira (vídeo); o marketeer Wendel Fernandes (comunicação) e o consultor Luis Alencar (redes colaborativas e o negócio da música). Os músicos contemplados na seleção participarão ainda de ensaios assistidos com o produtor musical Irmão Carlos no estúdio Caverna do Som.
Ao final do processo de incubação cada banda ganhará um ensaio fotográfico e a oportunidade de gravar duas músicas autorais que irão compor a coletânea "Incubadora Sonora 2017", além da realização de um show ao lado do artista Irmão Carlos.
O projeto é apoiado pelo Governo do Estado da Bahia através do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura e da Fazenda, pelo edital 16/2016 – Setorial de Economia Criativa 2016. Segundo Alexandre Simões, superintendente de Promoção Cultural da SedeculBA, o Fundo de Cultura se consolida como a mais importante ferramenta de apoio a produção cultural do Estado, não só do ponto de vista financeiro, mas também político e social. “Isso se comprova por suas características de funcionamento, que permitem seleções públicas preconizadas, inclusive, na letra da sua lei, abrindo espaço para a participação da sociedade civil e dos agentes culturais e territoriais permitindo a participação desses agentes na escolha dos projetos, nas reflexões a cerca da construção do texto das chamadas públicas, e em diversas instâncias de consulta, como também acento na comissão gerenciadora”, ressalta.
Sobre o Projeto
O projeto Incubadora Sonora nasceu em 2013 a partir do desejo do produtor musical e agitador cultural Irmão Carlos em dar destaque e fazer circular a produção musical realizada nos bairros populares de Salvador. A ideia do Incubadora Sonora é levar a mentalidade empreendedora, o incentivo, a criatividade e a formação profissional para a cena musical independente da cidade e região metropolitana.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br


 
SERVIÇO
Inscrições para o Projeto Incubadora Sonora
Até 30 de março

Nenhum comentário:

Postar um comentário