07/03/2017

Programa de formação de roteiristas, Usina do Drama tem inscrições abertas até 25 de março


Foto: Gabrielle Guido.

Promovido pelo grupo Estação do Drama, da UFBA, e com patrocínio da SecultBA, o programa seleciona até 50 projetos para série de televisão. Inscrições são gratuitas.

Estão abertas as inscrições de projetos para o Usina do Drama, programa de formação de roteiristas para desenvolver séries televisivas ficcionais, factuais e de animação, promovido pelo Estação do Drama  (Facom/UFBA). As inscrições poderão ser feitas apenas através do site: https://usina.estacaododrama.com.br/ até dia 25 de março.

Voltado para a formação de roteiristas, o Usina do Drama não exige experiência prévia dos candidatos na área, apenas que haja interesse pelo ofício de roteirista, um projeto de série para televisão que venha a ser trabalhado nos ciclos propostos pelo programa, e compromisso de cumprir todas as etapas. O Usina é um desdobramento de três anos de trabalho do Estação do Drama (www.estacaododrama.com.br), desenvolvido pelo grupo de pesquisa ATevê (Pós-Com UFBA), que já ofereceu mais de 10 cursos (entre práticos e teóricos) e certificou cerca de 80 alunos.

O Usina do Drama tem apoio financeiro do Governo do Estado, através da Fundação Cultural, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. É uma realização do Estação do Drama, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA.

SOBRE O USINA DO DRAMA

A proposta pedagógica do Usina do Drama estrutura-se em três ciclos, sendo os dois primeiros de cunho seletivo, a saber: a) Primeiro ciclo – Concepção; b) Segundo ciclo – Primeiro tratamento; c) Terceiro ciclo – Redação final.

Para ingressar no Primeiro Ciclo, o candidato deverá inscrever sua proposta de série e preencher o formulário de inscrição. Sua proposta será devidamente avaliada por roteiristas e profissionais do audiovisual baiano. Das propostas inscritas, até 50 serão selecionadas e seus autores serão convidados a ingressar no Primeiro Ciclo. Dada a natureza pública da Usina do Drama, é absolutamente gratuita a participação dos candidatos selecionados.

A partir dos trabalhos desenvolvidos nesse primeiro ciclo, nova seleção deverá indicar 15 autores/projetos para o Segundo Ciclo. Os projetos desenvolvidos nessa segunda etapa serão novamente avaliados por profissionais do mercado que elencarão cinco deles para o Terceiro Ciclo. Finalmente, nesse último Ciclo esses projetos são preparados para o Pitching com banca formada por profissionais do audiovisual baiano. Os participantes da Usina do Drama terão formação plena como roteiristas em todos os ciclos, fato que será comprovado com a entrega de certificado em cada um deles.

Todas as informações sobre os ciclos, os professores, inscrições e edital estão no site oficial do programa: https://usina.estacaododrama.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário