12/04/2017

Almoço de Páscoa: conheça a receita do lombo de bacalhau do chef Junior Durski



Prato é uma receita de família e compõe o cardápio do restaurante internacional Durski


Lombo de Bacalhau Gadus Morhua - Créditos: Rodrigo Fonseca

Salvador, 12 de abril de 2017. O chef Junior Durski, presidente da rede de restaurantes Madero, dá a receita de um dos seus pratos preferidos para esta época do ano, o Lombo de Bacalhau.

O Lombo de Bacalhau Gadus Morhua, com cebola, tomate, azeitona e batatas integra o cardápio do Durski, restaurante famoso pela gastronomia internacional e eslava também comandado pelo chef Junior Durski, e ganhador de prêmios como “O melhor restaurante do Sul do Brasil”, pelo Guia 4 Rodas; "Melhor Carta de Vinho" pela Veja, Guia 4 Rodas e pela Prazeres da Mesa; além de acumular os títulos de melhor adega, melhor carne e melhor sobremesa. O Durski foi eleito em 2016 o Melhor Restaurante de Curitiba pelo jornal Gazeta do Povo.  

“O Lombo de Bacalhau é um dos pratos mais pedidos do Durski e eu considero um prato muito saboroso. Como sempre digo, gosto de servir o que gosto de comer, por isso fiz questão de incluir no cardápio esta receita tradicional da minha família”, conta Durski.

chef compartilha duas boas dicas sobre o bacalhau. “Na hora de escolher, prefira o lombo de bacalhau dessalgado e congelado, que é muito bom. O processo de dessalga do bacalhau seco é difícil e demorado. Deixe isto para profissionais especializados. E antes de grelhar o lombo, seque-o em papel toalha.”

Confira abaixo a receita do Lombo de Bacalhau Gadus Morhua:

(Serve duas pessoas)

Ingredientes:
600g lombo de bacalhau dessalgado
4 batatas médias
02 colheres de azeite de oliva
06 unidades de azeitonas verdes
06 unidades de azeitonas pretas
06 unidades de tomate cereja
04 dentes de alho com casca
02 ovos cozidos
02 cebolas fatiadas

Modo de preparo:
Grelhe o lombo de bacalhau no azeite de oliva por cerca de 10 minutos, até dourar e ficar macio. Cozinhe as batatas e deixe esfriar. Corte-as em rodelas e reserve.

Enquanto o bacalhau doura, refogue a cebola e o alho no azeite de oliva até murchar. Acrescente as azeitonas, os tomates e as batatas. Deixe aquecer bem e coloque os ovos cozidos cortados em quatro.

Coloque no prato o bacalhau e os legumes e monte a seu gosto. Regue com azeite de oliva e sirva.


Sobre o Durski - Restaurante Durski, do chef Junior Durski, é referência na alta gastronomia internacional, com destaque para esta culinária eslava. Considerado o melhor restaurante de Curitiba em 2016, serve entradas, sopas, saladas, massas, risotos, pescados e carnes. Além dos pratos a la carte, o destaque é o banquete eslavo: um menu degustação servido para toda a mesa, que traz Salada Russa, Galantyna de Leitão, Platzki (mini panquecas de batatas), Sopa Borstch (sopa de beterraba), Pierogi, Frango Kiev, Holopti (charutinhos de repolho com costelinha defumada), Filé Mignon com cogumelos e, de sobremesa, o Kutiá (trigo sarraceno cozido com frutas secas e mel). A premiada e mundialmente famosa adega do Durski, dividida em três ambientes, contempla mais 2.500 rótulos, 100 safras diferentes de 24 países, sendo a mais antiga de 1780

Nenhum comentário:

Postar um comentário