quarta-feira, 19 de abril de 2017

DIA NACIONAL DO CHORO * 120 ANOS DE PIXINGUINHA EM RODA DE CHORO ESPECIAL



Na noite de 24 de abril de 2017, o Projeto Segundas do Chorinho comemora o Dia Nacional do Choro,homenageando os 120 anos de Pixinguinha (1897/2017)em 'Roda de Choro Especial', tendo como anfitriões o grupo instrumental Gente do Choro para apresentar o mais tradicional repertório do chorinho brasileiro e receber amigos chorões.

Com 5 anos de vida, o SEGUNDAS DO CHORINHO tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras de 2017, a partir das 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalhem com a genuína música brasileira, o Choro.  Uma verdadeira vitrine do choro na Bahia, com vários grupos convidados, tendo o formato de um a cada semana, uma parceria Hessel Produções e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

O couvert artístico custa R$ 20,00.

23 de abril * Dia Nacional do Choro - A data foi criada como homenagem ao que se acreditava ser a data de nascimento de Pixinguinha. Ela foi criada oficialmente em 4 de setembro de 2000, quando foi sancionada lei originada por iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e seus alunos da Escola de Choro Raphael Rabello. Em novembro de 2016, entretanto, foi descoberto que a verdadeira data de nascimento do compositor é 4 de maio de 1897, e não 23 de abril de 1897, como se acreditava até então. Apesar disso, a data de comemoração do estilo musical criado pelo artista permaneceu inalterada.

PIXINGUINHA * 120 anos do Mestre - Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, foi um Maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro. Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.

GENTE DO CHORO - O grupo instrumental surgiu em 2001, criado  pelos músicos Carlinhos do Bandolim e do saudoso Pedrinho do Pandeiro.
A idéia de formar um grupo surgiu, a princípio, como uma brincadeira musical. Vários músicos se reuniam num ponto do bairro da Liberdade e tocavam, deixando a animação e o prazer tomar conta dos presentes na tradicional roda de choro.
Hoje, com 16 anos de existência, o grupo possui CD gravado e está fortemente inserido no cenário musical baiano, elevando o astral e contagiando a todos com o seu tempero musical único. 
O grupo Gente do Choro tem atualmente como integrantes os músicos Carlinhos do Bandolim, Nilson Lima 7 Cordas, Washington do Cavaquinho e o Mestre Cacau do Pandeiro.
Serviço:
O que: Projeto SEGUNDAS DO CHORINHO
Quando: sempre as segundas-feiras de 2017
Horário: a partir das 20 horas
Dia 24/04/2017: 
Dia Nacional do Choro * 120 anos de Pixinguinhacom Gente do Choro & amigos chorões
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 9.9160-9140.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário