06/04/2017

Fortaleza de Morro de São Paulo será transformada em Museu


Fortaleza Morro de São Paulo (Foto: LK Comunicação)
Localizada na ponta noroeste da Ilha de Tinharé, a Fortaleza de Morro de São Paulo, um dos principais pontos turísticos de quem visita o balneário, está em fase final da restauração. A expectativa da entrega é este semestre. Após concluídas as obras, o espaço será transformado no Museu de Território do Forte de Morro de São Paulo. 
Depois de um longo tempo fechada, quem passar pela ilha já pode perceber a estrutura física do monumento, quase pronta. A restauração inclui a Portaló, o Corpo da Guarda, o Forte da Ponta e o caminho ao longo da muralha. 
O Museu será aberto ao público e terá como objetivo valorizar a história de ocupação do lugar. Peças como canhões e balas, dentre outros achados arqueológicos, fazem parte do material que ficará exposto para os visitantes. A estrutura vai ganhar a instalação de um anfiteatro, área para eventos e uma cafeteria e será aberto ao público para visitação.
"Fortaleza é uma obra significativa para Cairu. A obra permitirá que a população local e os turistas conheçam um pouco mais da participação da cidade na história do Brasil Colônia. Além disso, incrementará a atividade turística gerando emprego e renda para o município", afirma o prefeito de Cairu, Fernando Brito, já em tom de comemoração.
O projeto é capitaneado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides). Os investimentos, no valor de R$ R$ 9.332. 255,09 provêm do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 
A execução contou com uma cooperação técnica, através de um programa de gestão participativa, que contou com a presença do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), e a Prefeitura Municipal de Cairu e a sociedade civil, por meio da Associação Comercial e Empresarial de Cairu (Acec) e da Associação de Artesãos e Artistas Moradores de Morro de São Paulo (Amospe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário