19/06/2017

IGHB divulga programação cultural da semana (19 a 22 de junho), com direito a festa junina






O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) divulga a programação cultural desta semana (19 a 22), com destaque para pesquisas, visitas guiadas, conferência, seminário e festa junina.
De 19 a 22 de junho, sempre das 13h às 18h, o Instituto estará aberto para visitação e à disposição de pesquisadores na Biblioteca e Arquivo Histórico, onde poderão ser consultados jornais, documentos e periódicos. 
No dia 20, às 17h, o acadêmico português Miguel Monteiro fará a conferência "D. Pedro I, Imperador do Brasil e a experiência liberal portuguesa". A palestra trata o período conturbado pré e pós independência do Brasil, bem como as questões que levaram D. Pedro de regresso a Portugal, à guerra civil e à vitória dos liberais, com análise cronológica pelo autor, membro da Academia Portuguesa da História.
“Guilherme de Mello e a Música no Brasil – 150 anos de nascimento” é o seminário que será realizado dia 21, das 14h às 18h, com o apoio do projeto Memória Musical da Bahia. O encontro vai reunir os especialistas Luiz Américo Lisboa Júnior, Marcos Santana e Jorge Ramos; com apresentação do Coral da PM-BA, sob a regência do maestro Josué da Paz. O objetivo da iniciativa cultural e artística é celebrar os 150 anos de nascimento do Primeiro Historiador da Música no Brasil e apoia-se em conquistas culturais, educacionais e artísticas mais recentes como o retorno do ensino obrigatório de músicas nas escolas brasileiras e a concessão  do título de Cidade da Música a Salvador pela UNESCO.
Após o seminário o IGHB convida o público para uma confraternização junina, onde cada participante poderá contribuir com uma comida típica de São João.
Todos os eventos são gratuitos, com direito a certificado. 
O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).


SERVIÇO
Agenda cultural do IGHB
19 a 22 de junho, com entrada gratuita
Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade
71 3329 4463/6336
Assessoria: Cleide Nunes (71 999745858)

Nenhum comentário:

Postar um comentário