quinta-feira, 8 de junho de 2017

Santo Antônio de Jesus prepara o Melhor São João da Bahia



Programação traz grandes atrações nacionais e destaca cultura local em cinco dias de muita festa 

Santo Antonio de Jesus está preparando um São João inesquecível. Além de assistir aos shows de grandes atrações nacionais, seu público, estimado em mais de 100 mil pessoas por dia, vai conferir de perto as apresentações de diversos nomes da cena local nos palcos principais da festa. A valorização do forró é um dos principais objetivos do evento, que começa no dia 21 de junho e segue até o dia 25, com mais de 180 horas de entretenimento.

A cantora Marília Mendonça e as duplas Marcos &Bellutti e Maiara e Maraisa estão entre as atrações divulgadas pela Prefeitura de Santo Antonio de Jesus. A programação terá ainda o sertanejo de Lukas& Gustavo, o forró de Santana, o Cantador, Targino Gondim, Adelmário Coelho, Trio Nordestino, Mastruz com Leite, Cavaleiros do Forró, Del Feliz e Tio Barnabé, o arrocha de Dois Amores, Tayrone e Sem Retoque.

Além dessas atrações, 12 bandas locais se apresentarão nos palcos principais esse ano, com repertório de puro forró. O número é mais que o dobro dos anos anteriores, quando apenas cinco atrações locais entraram na programação do espaço mais valorizado do evento. A ideia foi do prefeito Rogério Andrade, que incrementou a programação da festa com outras iniciativas inéditas.

Uma delas é a nova Vila do Forró, onde serão reproduzidos prédios históricos de Santo Antônio de Jesus, como a Prefeitura, o Centro Cultural, a Igreja Matriz e a Estação Ferroviária, e onde haverá uma casa de farinha funcionando em tempo real. A Vila funciona do dia 21 ao dia 25.

Outras novidades são o Concurso de Quadrilhas, o Forró da Melhor Idade, que acontece no sábado à tarde (24/06) e o Forró das Crianças, no domingo à tarde (25/06). A Prefeitura também irá apoiar forrós nos bairros, promovidos por associações de moradores. Ao todo, mais de 100 atrações, somando palco principal, Villa do Forró, Coretos, Feira livre, Trezenário, Zona Rural e a programação do São Pedro. "Estamos resgatando as tradições, valorizando os artistas locais, mas sem perder de vista a necessidade de trazer atrações nacionais, que atraia para a cidade muitos turistas, fomentando a economia local. Sem dúvidas, será uma grande festa!", comenta o prefeito de Santo Antonio de Jesus, Rogério Andrade.

Programação

A festa em SAJ começa com o Trezenário de Santo Antônio, que tem o apoio da prefeitura. Já os festejos de São João serão abertos em 21 de junho com a benção da paróquia local. Nesta noite, uma orquestra formada por nove sanfoneiros (Santiago, Francis, Juliano do Acordeon, Samyr Rezar, Gustavo Leal, Cláudio, Jota N, Letão e Guido Freitas) fará um show emocionante com repertório composto pelos clássicos do forró. Em seguida, o público assistirá ao show do Padre Ezequiel Dal Pozzo, grande destaque da cena religiosa nacional.

Intitulada rainha nacional da “sofrência”, a cantora Marília Mendonca se apresentará na capital do Recôncavo com seu mais novo show, da turnê “Realidade”, fruto do DVD/CD/EP “Marília Mendonça Realidade ao vivo em Manaus”. A gravação, que reuniu mais de 40 mil pessoas no sambódromo do Amazonas, rendeu 18 faixas como os hits “Eu sei de cor”, “Traição não tem perdão”, “Saudade do meu ex”, “De quem é a culpa?”, entre outros sucessos. A artista mais escutada no Youtube da América Latina, com quase 1 bilhão de visualizações, é uma das mais cotadas atrações do período e fará seu único show aberto na Bahia no período compreendido entre 21 a 25 de junho, em SAJ.

Hoje, uma das agendas mais disputadas do país, as gêmeas Maiara e Maraisa, precursoras no movimento sertanejo com uma formação inteiramente feminina, também compõe a grade do melhor São João da Bahia. Com uma seleção de hits de seu primeiro DVD, como “10%”, “Medo bobo”, “No dia do seu casamento”, “Show completo” e novos singles do mais novo trabalho, “Maiara e Maraisa ao /vivo em Campo Grande”, como “Você faz falta aqui”, “Cruzando os dedos”, “Bengala e crochê” e ‘Disk sex”, elas se apresentarão com uma superestrutura musical e cênica. Além de toda pirotecnia, típica dos shows da dupla, um dos pontos alvos de sua apresentação é a participação de Cristiano Araújo por meio da interação com o LED. O cantor, que faleceu num trágico acidente em 2015, gravou junto com as gêmeas um de seus maiores sucessos, a canção “Se olha no espelho”.

Queridinhos nas redes sociais pelo carisma, Marcos e Belutti são responsáveis pela música mais tocada nas rádios do Brasil em 2014: o hit “Domingo de manhã”. Este ano, sobem ao palco da praça principal para interpretar esse e outros recentes sucessos, como “Eu era” - que em um mês atingiu a marca de 19 milhões de visualizações no Youtube -, “Solteiro apaixonado” - com mais de 14 milhões de views - e “Romântico anônimo”, que além dos impressionantes 72 milhões de acessos, conta com a participação de Fernando Zor - da dupla Fernando e Sorocaba.

Genuínos representantes do "clássico forró", a banda Mastruz com Leite também integra a programação. Com 25 anos de história, o grupo cearense apresentará alguns de seus maiores sucessos, para que ninguém fique parado: “A praia”, “Razões” e uma de suas mais populares regravações, a canção “Saga de um vaqueiro”. O hit conta a difícil história de um casal apaixonado, que depois de muitas adversidades, finalmente se reencontram num final emocionante, embalados por um envolvente forró.

Em sua nova versão, a banda Cavaleiros do Forró, agora Peruano e Cavaleiros, apresentará algumas das suas melodias mais conhecidas no São João de Santo Antônio. “Se réipra lá”, “Alô”, “Não pegue esse avião” e o hit que já foi motivo de disputa entre as torcidas do Vitória e Bahia, no final do campeonato baiano de 2006, “Senta que é de menta”.

Para aqueles que não abrem mão de um legítimo forró pé-de-serra, um time formado por mestres do ritmo foi convocado para o maior e melhor São João da Bahia. Nomes como Adelmário Coelho, o forrozeiro do Brasil, com 23 anos de carreira, que acaba de lançar o CD “Meu Universo Cotidiano”, e o cantor e compositor Targino Gondim, responsável por nada menos que “Esperando na janela” - uma das mais importantes canções do ritmo -, integram a grade de atrações, assim como o ex-integrante do The Voice Brasil, o cantor Del Feliz, recém-chegado de uma turnê internacional que inclui países como França, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal.

Descende de família de artistas e discípulo de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o cearense Santanna, o Cantador também vai levar à SAJ suas composições inspiradas na vida do povo sertanejo. Criado em 1958 e comandado pelos herdeiros musicais de sua formação original, o Trio Nordestino chegará à SAJ com sua sanfona, zabumba e triângulo tocando clássicos como "Procurando Tu", seu maior sucesso. Na estrada desde 2004, a banda baiana Tio Barnabé completa a seleção com seu repertório inspirado em Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença com pitadas de grupos percussivos de Salvador.

E, claro, para completar a programação do melhor São João da Bahia, o arrocha não podia ficar de fora. E “o choro será livre” com o cantor Tayrone, que apresentará seu mais novo show, fruto do projeto “Tayrone Exclusive”, lançado no último mês. No repertório hits como “Bipolar”, “Alô, porteiro”, “O choro é livre”, “Tá na sofrência”. Outras novidades do arrocha também integram a grade: a dupla Lukas e Gustavo, a banda Dois Amores e o grupo Sem Retoque.

Programação dos palcos principais

Quarta-feira (21/06)
Missa, Orquestra de Sanfoneiros e Padre Ezequiel

Quinta (22/06)
Flor do Nordeste, Tio Barnabé, Targino Gondim, Dois Amores, Marília Mendonça e Sem Retoque

Sexta (23/06)
Jhow e banda Na Cama da Sogra, Janio Santana, Maiara e Maraisa, Del Feliz, Guido Freitas, Adelmário Coelho e Zé Rios e banda Fivela de Aço

Sábado (24/06)
Verena Santana, Os Cumpadi, Juliano do Acordeon, Peruano Cavaleiros, Marcos e Belutti, Santanna, O Cantador e Farol de Milha

Domingo (25/06)
Selo de Amor, Joyce França, Lukas e Gustavo, Trio Nordestino, Tayrone, Mara Ribeiro e Mastruz com Leite 

Vila do Forró

Além das 29 grandes atrações que irão se revezar nos 2 palcos montados na praça principal, o São João de Santo Antônio de Jesus também oferecerá um circuito dedicado ao genuíno ritmo dos festejos juninos. A Vila do Forró contará uma programação especial, de autêntico forró dos dias 22 a 25.
Serão 27 atrações integrando a disputada grade. São elas: Brasileirinho do Forró, Bruno Bastos, Candeias, Casaca de Ferro, Christian Ferraz, Dany e seus Teclados, Didhio Oliveira, Dilma Galvão, Dinho Brasil, Danilo Sales, Grupo Gêmeos no Forró, Groove Xote, Forró Balanço, Juliano Pimenta, Jurandy Ramos, Juthay Mercês, Kauã Guarani, LD Musical, Marcos Melo, Mel com Alho, Mô do Forró, Miralva e Companhia, Nayrone, Olhar Faceiro, Pé na Estrada, Skema Livre, Wilson Rogério e Zé de Belém.
Decorada com uma cenografia que reproduzirá os prédios históricos de SAJ, como a Prefeitura, o Centro Cultural, a Igreja Matriz e a Estação Ferroviária, e com uma casa de farinha funcionando em tempo real, a Vila do Forró abrigará ainda em sua programação o Forró da Melhor Idade e o Forró das Crianças.

O Forró da Melhor Idade será realizado na tarde de sábado (24/06), a partir das 14h, e terá uma programação especial com campanhas, brincadeiras, animadores e os das bandas locais Mister Xote e Skema Livre divertindo o público.

No domingo (25/06) será a vez do Forró das Crianças. A turminha vai se divertir com duas atrações da região, Odilani& Vitória e Mulecada do Forró, com participação do cantor mirim BrunnoPastori, finalista do The VoiceKids, nascido em SAJ. A festa dos forrozeiros mirins contará ainda com brinquedos, jogos recreativos e grupos de animadores.

Concurso de Quadrilhas

O Concurso de Quadrilhas será promovido pela prefeitura e organizado pela Secretaria da Cultura do município e ocorrerá antes do São João. Poderão participar quadrilhas de bairros, escolas públicas e privadas. Haverá prêmios para o primeiro, segundo e terceiro lugar.

Outros palcos

A programação terá ainda as apresentações de Oswaldo do Acordeon, Xote Manhoso, Zé Pretinho e Caliel nos coretos da Praça Padre Mateus e da Praça Renato Machado; do Forró Caldo de Cana, Brasileirinho do Forró, Forró Baita Mula e Osvaldo do Acordeon na Zona Rural do Município e na Feira Livre Municipal durante o mês; além da festa de São Pedro na zona rural da Sapucaia, que terá shows de Top Moreno, Forró Baita Mula, Marcos do Forró, Mara Ribeiro e Groove Xote.
Já a festa de Santo Antônio contará com Alexandre Mendes, Caroço e Banda Feijão de Corda, Xapa e Grupo Los Caras, Coração Sedutor, Dany E Lucas, Dois Corações, Edgar San, Fonte de Desejo, Forró Novos Tempos/Pantera, Grupo Sedução, Gustavo Melo, Jhonny Miguel, Jú Gavaze, Júnior Alves, Kika Monteiros, Manassés, Moral A 3, Nana Rios, Nego Gomes, Nilton “Negão”, Paixão Em Dobro, Renivan, San Bonfim, Stephanno Lemos, TatyBrasavile, Tony Azevedo, Waldir Cigano e Filho de SrToen. A prefeitura também apoiará os forrós promovidos por associações de bairro.

Estrutura

Para receber tantas atrações e milhares de pessoas, o centro da cidade organiza a Praça do Forró, que ocupa uma área de mais de 30 mil metros quadrados. Neste espaço, equipado com padrão e tecnologia de grandes festivais de música, foram montados dois palcos, que juntos somam quase 120 metros quadrados, e uma estrutura de quase oito toneladas. Além, claro, de uma potente plataforma de som e painéis de LED em high definition para que nenhum detalhe passe despercebido.

SÃO JOÃO DE SAJ EM NÚMEROS

5 dias de festa
180 horas de shows
29 atrações nos palcos principais
73 atrações nos outros espaços
30 mil metros quadrados de área ocupada
8 toneladas de equipamento

SERVIÇO

São João de Santo Antônio de Jesus 2017
Quando: de quarta-feira a domingo (21 a 25 de junho)
Onde: Praça do Forró - Centro da cidade
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário