27/06/2017

Território de Identidade do Sudoeste Baiano recebe fórum de discussão e teatro


Na cidade de Vitória da Conquista, com o tema ‘Desafios e Perspectivas das Artes Cênicas no Interior Baiano: iniciativas públicas e privada e o espetáculo teatral Mós Aí Quê


O Território de Identidade do Sudoeste Baiano, importante celeiro cultural do Estado da Bahia, recebe nesta quarta-feira (28), às 19h, o fórum de discussão: ‘Desafios e Perspectivas das Artes Cênicas no Interior Baiano: iniciativas públicas e privadas’, e no domingo (02 de julho), às 19h, a mostra MÓS AI QUÊ, oitavo espetáculo de teatro do Grupo Finos Trapos.  Ambas as atividades ocorrerão em Vitória da Conquista, no Teatro Carlos Jeovah, na Praça da Bandeira, S/N – Centro.

O fórum de discussão possui como objetivo discutir sobre as políticas públicas para as artes, desenvolvidas pela sociedade civil e poder público no município de Vitória da Conquista. A roda de diálogo será composta pelos artistas e articuladores locais Adriana Morim, Joadson Prado e Mylena Oliveira, representantes da gestão pública estadual e municipal, e Thiago Carvalho, membro do grupo Finos Trapos (proponente do projeto). A mediação do fórum será da produtora e educadora Poliana Bicalho. O público-alvo desta ação são estudantes de graduação, pós-graduação, educadores, artistas e gestores públicos. Com acesso gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia.

Já o espetáculo MÓS AI QUÊ acontece no dia 02 de julho. A trama se passa no interior de uma companhia de teatro, que em crise, revisita seus antigos trabalhos em busca de uma nova e inspiradora história para ser encenada e trazer outro fôlego para os artistas que trabalham juntos a longa data. Determinados, João das Dores – o dramático, Zé Galhofa – o cômico, Armando Trama – o poeta busca em seus imaginários criativas motivações para superar as dificuldades e, a partir do mosaico de seus espetáculos de repertório, o grupo encontra a sua obra-prima. MÓS AI QUÊ tem classificação de 14 anos.

O Grupo Finos Trapos trabalha no desenvolvimento continuado de repertório de espetáculos e realização de atividades de pesquisa, produção de eventos culturais e fomento das Artes Cênicas na Bahia. Seu teatro contemporâneo com sotaque regional fundamentado na filosofia do trabalho em grupo e no imaginário da cultura de tradição popular nordestina já possui reconhecimento de público e crítica registrado nas indicações a prêmios e aprovações em Editais Públicos Estaduais e Nacionais. Fazem parte do Fino Repertório os espetáculos: “Sussurros...” (2004), “Sagrada Folia” (2005), “Sagrada Partida” (2007), “Auto da Gamela” (2007), “Gennésius – Histriônica Epopéia de um Martírio em Flor” (2009), Berlindo (2011) e “O Vento da Cruviana” (2014).

O fórum e o espetáculo são ações integrantes do projeto Curso Alvenarias Cênicas, que ocorre de 28 de junho a 22 de julho, na cidade de Vitória da Conquista. E contempla ainda os municípios de Cachoeira, Alagoinhas, Guanambi e Senhor do Bonfim. Este projeto conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Uma realização Finos Trapos Produções.


Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br




Serviço:

CURSO ALVENARIAS CÊNICAS – ETAPA IV – SUDOESTE BAIANO
Data: de 28 de junho a 22 de julho
Valor: gratuito (com exceção do espetáculo custo R$ 10,00)
Local: Teatro Carlos Jeovah - Praça da Bandeira, S/N – Centro

Maiores informações:  www.grupofinostrapos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário