12/07/2017

Jonas e o Circo sem Lona é exibido gratuitamente na Facom com a presença da diretora Paula Gomes



Acontece no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sexta-feira, dia 14 de julho, às 14 horas, a terceira edição do evento Roteiros de Recepção, que será marcada pela exibição do longa-metragem baiano Jonas e o Circo sem Lona com a presença da diretora Paula Gomes e outros membros da equipe. A sessão será seguida de uma mesa de debate sobre a obra com a participação da diretora e com pesquisadores da área com o objetivo de discutir a obra e seus temas, estabelecendo uma troca de pontos de vista entre o público presente, a realizadora e a academia. A entrada é franca.
O evento é organizado pelo GRIM, Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA e tem como intuito promover um encontro entre realizadores dos mais diferentes campos de produção de imagem com o receptor das mesmas. Em edições anteriores, o Roteiros de Recepção promoveu uma mesa sobre quadrinhos (acesse aqui:https://grupogrim.wordpress.com/2016/05/12/786/ ehttps://grupogrim.wordpress.com/2016/05/03/historias-em-quadrinhos-e-recepcao-reflexoes-sobre-a-interacao-entre-o-publico-e-a-nona-arte/  ) e um encontro com diretoras baianas de audiovisual (https://grupogrim.wordpress.com/2015/11/05/grupo-grim-promove-encontro-entre-o-publico-e-diretoras-do-audiovisual-baiano/ e https://grupogrim.wordpress.com/2015/11/21/encontro-diretoras-do-audiovisual-baiano/).
O Roteiros de Recepção conta com o apoio da UFBA, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, do Laboratório de Análise Fílmica (LAF) e da Vitrine Filmes, distribuidora do longa Jonas e o Circo sem Lona.

Sobre Jonas e o Circo sem Lona
O filme é um documentário que narra a trajetória de Jonas, garoto de 13 anos que vem de uma família circense. Por iniciativa própria, Jonas cria seu próprio circo com uma lona improvisada no quintal de sua casa na periferia de Salvador. Entre os temas que o longa procura discutir está a situação da educação no país já que o seu protagonista vive um intenso conflito entre a dedicação a sua vida no circo e a necessidade dos estudos, mesmo diante da precariedade da escola pública.
Jonas e o Circo sem Lona entrou em cartaz no circuito comercial brasileiro em março desse ano e foi premiado nos diversos festivais dos quais integrou a programação. O filme esteve no Festival de Documentário de Amsterdã , sendo a única produção latino-americana na seleção. Além disso, venceu o Austin International Film Festival of the Americas como melhor documentário e o MiradasDoc International Documentary Film Festival. O documentário também foi escolhido como melhor longa pelo júri especial do Panorama Coisa de Cinema de 2016 e recebeu uma menção honrosa do júri no CachoeiraDoc do mesmo ano.
O documentário é dirigido pela baiana Paula Gomes. A diretora e roteirista é formada em Publicidade e teve Jonas e o Circo sem Lona como seu primeiro documentário. O longa foi finalizado na Argentina, onde Gomes estudou Cinema e montou a produtora Plano 3. O próximo título da produtora é Filho de Boi, que tem roteiro e produção de Paula Gomes, porém é dirigido por Haroldo Borges, um dos sócios da realizadora.

SERVIÇO
O QUE: Roteiros de Recepção III – Jonas e o Circo sem Lona, exibição do filme seguida de mesa de discussão
QUANDO: Sexta-feira (14), às 14 horas
ONDE: Auditório da FACOM - UFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário