12/07/2017

Livro sobre escolas de samba de Salvador tem lançamento no Rio Vermelho

O livro ‘O Carnaval de Salvador e suas Escolas de Samba’ resgata a memória de um tempo


Livro 'O Carnaval de Salvador e suas Escolas de Samba’ 


Com o lançamento do livro ‘O Carnaval de Salvador e suas Escolas de Samba’, que acontece nesta quarta-feira (13), na Cantina da Lua (Vila Caramuru, antigo Mercado do Peixe do Rio vermelho), o compositor e cirurgião-dentista Geraldo Lima, 68 anos, presta uma homenagem aos sambistas baianos e resgata a memória de um tempo em que criatividade, cultura popular e beleza animaram o carnaval da cidade. O evento acontece das 18h às 22h.

O novo título da Editora Corrupio, a mais antiga casa editorial da Bahia em atividade, tem 168 páginas e contou com recursos do Edital Setorial de Apoio a Publicação de Livros por Editoras Baianas da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Nascido no bairro do Garcia, o autor vivenciou os bastidores e a organização da festa carnavalesca que consagrou escolas como Ritmistas do Samba, Filhos da Liberdade, Filhos do Tororó, Juventude do Garcia, Diplomatas de Amaralina e Filhos do Politeama, entre outras, no período de 1963 a 1978, quando a Prefeitura de Salvador promoveu concursos e as agremiações desfilavam do Campo Grande à Praça da Sé.

Ilustrado com fotografias da época, o livro mostra o surgimento, os anos de glória e a decadência das escolas de samba. O autor traça perfis das principais agremiações, registra os enredos que emocionaram os foliões, como Os Negros na Bahia, Primeiro Aniversário da abolição, Samba - Canto livre de um Povo, Homenagem aos 50 Anos de Ialorixá de Mãe Menininha do Gantois, Epopeias de uma Raça, e também avalia o legado das escolas no carnaval atual. Desfilam nas páginas da publicação cenas memoráveis, com passistas, ritmistas, diretores, compositores e outros personagens, anônimos e famosos, que tornaram a festa possível, como Paulinho Camafeu, Ederaldo Gentil, Nelson Rufino, Guiga de Ogum e Nelson Maleiro.

Para a pesquisa, Geraldo Lima utilizou documentação que preservou daquele período, além de livros, arquivos de jornais e depoimentos de participantes de várias escolas, construindo um panorama ao mesmo tempo histórico e afetivo. “A memória não é só minha, a memória de todos é importante”, diz o autor.

Para a editora Arlete Soares, o livro é uma festa para os sambistas e amantes do samba, além de ser um presente para os pesquisadores por preencher uma lacuna nos estudos sobre o carnaval de Salvador, “um dos mais importantes da diáspora africana”. E destaca na apresentação da obra: “É um passeio por uma Salvador remota. Aquela dos anos 1960 e 70 quando o carnaval era um espaço de paixão. Paixão pelo rito, pelo desafio, pelo espetáculo”.

O Carnaval de Salvador e suas Escolas de Samba (168 páginas, R$40) apresenta apêndices com registros das músicas campeãs, os títulos conquistados pelas escolas do primeiro grupo, a repercussão nos meios de comunicação e entrevistas exclusivas com Walmir Lima, Ninha, João Barroso e Nelson Rufino, que relembram episódios curiosos e refletem sobre o carnaval contemporâneo.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br




SERVIÇO:

Lançamento do livro: O Carnaval de Salvador e suas Escolas de Samba, de Geraldo Lima
Local: Cantina da Lua (Vila Caramuru, antigo Mercado do Peixe do Rio Vermelho)
Data: quinta-feira (13), das 18h às 22 horas
Preço do livro: R$ 40


Nenhum comentário:

Postar um comentário