11/07/2017

‘Major Oliveira’ no Teatro Gil Santana a partir de 14 de julho

Foto: Uendel Galter 
Em setembro, a Cia Casamento Aberto estreia novo espetáculo


Com dramaturgia de Daniel Arcades, ganhador do prêmio de melhor texto no Braskem de Teatro, o ator Antonio Fábio retorna com o soloMajor Oliveira, de 14 de julho a 06 de agosto (sextas, sábados e domingos), no Teatro Gil Santana – Qattro Gastronomia e Cultura (antigo Ciranda Café), na Rua Fonte do Boi – Rio Vermelho.
A peça narra a história de um Major abandonado no asilo pelos filhos logo após a instalação da Comissão da Verdade no Brasil e de como ele tenta encontrar o controle sobre a vida. Ao perceber que seu corpo, sua família e a política do país não são mais controladas por ele, se coloca em teste resolvendo perturbar a paz daqueles que o visitam na manhã de domingo onde o espetáculo se passa.
A visita de um enfermeiro e uma Testemunha de Jeová naquele dia levam o Major a tentar bruscamente relembrar seus tempos de torturador durante o Regime Militar. O confinamento no asilo conduz o protagonista da peça a refletir sobre as convicções morais, filosóficas e religiosas tidas durante a vida.
Para o dramaturgo e diretor Daniel Arcades, “o espetáculo estampa a face do opressor e conta uma história de derrota. Estamos acostumados a ver esses indivíduos em situação de poder. Com isso, partimos da falência destas pessoas e o que eles sentem quando não conseguem mais oprimir. É uma história sobre envelhecer”.
Antônio Fábio explica que a personagem tem “todas as características de um ditador: ele é misógino, racista, homofóbico e tudo que se possa pensar sobre preconceito”. “Dar vida ao Major é prestar atenção nos nossos pais, avós, nos coronéis, nas famílias tradicionais”, declara o interprete.
O espetáculo conta com a contribuição de Ronei Jorge, na Direção Musical, que assina a trilha sonora tensa e soturna. Edeise Gomes assina a direção de movimento e Nando Zâmbia a iluminação do espetáculo. A equipe promete ocasiões de tensão e de muita reflexão diante das nossas crenças éticas, morais e religiosas.
Casamento Aberto
Depois de um ano trabalhando juntos com o espetáculo Major Oliveira, os idealizadores do projeto decidiram se jogar em um novo projeto, a Cia Casamento Aberto. “Somos um casamento aberto porque todos os integrantes vêm de diversas outras relações teatrais e querem mantê-las. Não queremos nenhum rompimento, somos um casamento aberto”, explica Arcades, que acaba de ganhar o prêmio de melhor autor no Braskem de Teatro, pelo espetáculo Rebola.
“Queremos falar de relações humanas, principalmente as que não são muito representadas na cena teatral. Interessa-nos pensar na condição do ser humano contemporâneo, cada vez mais livre, cada vez mais preso”, especifica o ator de Major Oliveira, Antonio Fábio
Além de Antonio Fábio e Daniel Arcades, a companhia inicia seus trabalhos com o trabalho de Karla Koimbra, Nando Zâmbia, Edeise Gomes e Victor Hugo Sá, além de diversos artistas convidados. Com estreia prevista para setembro, o novo espetáculo da companhia é A Coleira de Boris com o ator Antonio Marcelo e Daniel Arcades, com direção de Antonio Fábio e dramaturgia de Sérgio Roveri.


SERVIÇO:
O quê: Espetáculo teatral “Major Oliveira”
Onde: Teatro Gil Santana – Qattro Gastronomia e Cultura (antigo Ciranda Café), na Rua Fonte do Boi – Rio Vermelho
Quando: 14 de julho a 06 de agosto – sextas e sábados, às 21h, e domingo, 20h
Quanto: R$40 (inteira) e R$20 (meia)
Faixa etária: 14 anos

FICHA TÉCNICA:
Major Oliveira
Texto: Daniel Arcades
Elenco: Antonio Fábio
Encenação, direção, cenografia, figurino e produção: Daniel Arcades e Antonio Fábio
Direção Musical e Trilha Sonora: Ronei Jorge
Iluminação: Nando Zâmbia
Direção de Movimento: Edeise Gomes
Maquiagem de Evelyn Barbieri
Consultoria de Figurino: Hamilton Lima
Cenotécnicos: Gei Correia e Guilherme Barsan/Armazém Cenográfico
Operação de luz: Victor Hugo Sá
Operação de som: Daniel Arcades
Assistência de direção e produção: Karla Coimbra
Fotografia: Uendel Galter (divulgação) e Andrea Magnoni (espetáculo)
Assessoria de Imprensa: Théâtre Comunicação – Rafael Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário