05/07/2017

Próximos lançamentos de O curioso destino de Rita Quebra-Cama


Contagem regressiva para os próximos lançamentos de O curioso destino de Rita Quebra-Cama em Serrinha, terra natal de Ricardo Ishmael, e na Livraria Cultura, em Salvador


Familiares, amigos e conterrâneos de Ricardo Ishmael, apresentador do Jornal da Manhã da Rede Bahia de Televisão, finalmente terão a oportunidade de conhecer os “segredos” de Rita Quebra-Cama. É que o primeiro livro do jornalista, O curioso destino de Rita Quebra-Cama e outros contos, vai ser lançado na próxima sexta-feira (07/07), em Serrinha, cidade natal de Ricardo. Será no Shopping Serrinha, a partir das 17h, e vai contar com a presença de alunos de escolas públicas e particulares, autoridades e artistas locais. Na ocasião, os leitores também poderão participar de um bate-papo com o autor, que falará sobre o processo de criação do livro e responderá às perguntas da plateia, e de um talk show com um cantor regional.

O evento em Serrinha acontece apenas dois meses após o lançamento oficial do livro, em maio, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Naquela ocasião, dezenas de pessoas enfrentaram fila para prestigiar o autor, que fez questão de autografar todos os exemplares. “O lançamento em Salvador foi lindo, mas o de Serrinha será ainda mais especial. Esperei ansiosamente por esse momento. Estar em minha cidade, ao lado dos meus conterrâneos, amigos, colegas da infância e da época da escola, lançando o meu primeiro livro, será de uma emoção sem explicação” – disse o escritor.

A emoção faz sentido. Afinal, o livro nasceu em Serrinha quando Ricardo ainda era criança. Ele conta que foi num antigo bar da mãe dele, conhecia como Dona Petinha, que ouviu falar em Rita Quebra-Cama pela primeira vez. “Eu tinha sete anos de idade. Me escondia embaixo do balcão para ouvir as histórias dos clientes do bar. Eles chegavam, bebiam uma dose de pinga e contavam seus ‘causos’. E foi de um desses clientes, há quase 30 anos, que ouvi esse nome de guerra tão sonoro e tão misterioso, que me acompanhou até aqui” – completa. Depois de quase três décadas, o livro foi escrito. A redação levou, apenas, 45 dias. A obra reúne sete contos de ficção, todos eles ambientados no sertão nordestino. “Rita Quebra-Cama é um dos contos, o conto que dá título ao livro, mas as outras histórias também trazem esse universo sertanejo, essa atmosfera onde nasci e me crie” – acrescentou Ricardo.

Embora se passe no sertão, o livro não trata, especificamente, desse lugar. Ele aparece como um “pano de fundo”, o cenário em que as histórias se desenrolam. Em verdade, são narrativas sobre pessoas, mulheres e homens que vivem nesse tempo-espaço chamado sertão. Mas são narrativas universais, uma vez que se debruçam sobre questões humanas mais amplas: amores e ódios, desejos e frustrações, lutas por poder, terras, dinheiro, além das lendas que povoam o imaginário de todo brasileiro. O autor destaca ainda:“Apesar de curtos, os contos são fortes, densos, intensos; há muita velocidade nas ações, profundamente marcadas pelos dramas.”

O curioso destino de Rita Quebra-Cama e outros contos é um lançamento da Solisluna Editora. As ilustrações da capa e dos sete contos foram feitas por Juraci Dórea, artista baiano conhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolve com fotografias e xilogravuras. O prefácio é assinado pelo jornalista e diretor de jornalismo da Rede Bahia de Televisão, Roberto Appel. Já os textos da contracapa e da orelha são do poeta e cantador Xangai e da poetisa Mabel Velloso, respectivamente.

E depois do evento em Serrinha, a intensa agenda de lançamentos do livro seguirá em outros locais. No dia 11/07, será a vez daLivraria Cultura do Salvador Shopping, na capital baiana, a partir das 19h. Antes da sessão de autógrafos no Teatro Eva HerzRicardo Ishmael fará uma palestra sobre a relação entre os contos e a atividade jornalística que desenvolve há quase 17 anos como editor, repórter e apresentador da Rede Bahia de Televisão. 

 no dia 14/07, o autor fará um lançamento fechado para oscolegas de trabalho na sede da emissora, no bairro da Federação, também em Salvador. Outros eventos estão sendoorganizados até o fim do ano. Até lá, os interessados no lançamento de O curioso destino de Rita Quebra-Cama deverão entrar em contato com a Solisluna Editora através do e-mailvaleria@solislunadesign.com.br ou do telefone (71) 3024-1047.

Nenhum comentário:

Postar um comentário