05/07/2017

Site "Escritoras Negras da Bahia" é lançado nesta sexta-feira (07)


Um site com o mapeamento das escritoras negras da Bahia será lançado nesta sexta-feira (07/07). Disponível no endereço www.escritorasnegras.com.br, o portal reúne o trabalho de poetas, contistas, romancistas e artistas literárias de todo o estado. Desenvolvido pela escritora baiana Calila das Mercês, mulher negra, jornalista e pesquisadora em literatura, a ferramenta é um dos produtos do "Escritoras Negras da Bahia", projeto voltado à valorização da cultura negra, que desenvolverá, entre os dias 7 e 20 de julho, um clico de oficinas no Extremo Sul da Bahia e um e-book com autores negros baianos.

No site, além de um perfil das escritoras, com o histórico sobre suas atuações, estarão disponíveis as redes sociais e blogs dos seus trabalhos. "Diante da exclusão dos autores negros, o site surge como uma importante ferramenta, que fomentará a produção literária na Bahia e permitirá ver dados importantes para a cultura negra no estado. Veremos, por exemplo, que apenas 60% das autoras negras baianas têm livros publicados, sendo que a maioria financia o livro do próprio bolso. Esses dados serão importantes para o fortalecimento da literatura local, com a construção de novas políticas públicas na Bahia", disse Calila.

Além das escritoras já catalogadas, a ferramenta traz como novidade a possibilidade do cadastramento de novas autoras, de forma simples e rápida, pelo link https://goo.gl/forms/lN5URpfC2kJDjVaO2. "Por ser um estudo vivo, queremos que ele esteja em construção contínua, contando, sempre, com a parceria dessas artistas, que são diariamente privadas de ocupar os espaços nos quais deviam estar. Contamos com a participação de todas!", conclamou Calila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário