02/08/2017

Prêmio Caymmi de Música apresenta inovações artísticas da Bahia



A Prefeitura apresenta no dia 11 de agosto a cerimônia do Prêmio Caymmi de Música, que terá como tema a “Tropicália”, um dos movimentos culturais brasileiros mais transformadores, reconhecido mundialmente. A cerimônia de premiação acontece após votação de júri técnico em cima do trabalho de 110 artistas da música. O objetivo da premiação é reconhecer e valorizar artistas novos e contemporâneo. O mote do prêmio este ano foi "Música em Movimento", e dentre todos os trabalhos serão escolhidos apenas 22.
Para realizar a festa, foi convidado como diretor artístico Márcio Meirelles. No projeto dele, o espetáculo abordará a liberdade criativa, misturando tradição e modernidade. O evento será protagonizado por 17 artistas e bandas finalistas na categoria "Show", que subirão juntos ao palco numa formação inédita, com as participações especiais do tropicalista Tom Zé e do cantor Saulo. “A ideia é que seja um espetáculo conceitual com audiovisual, artistas, solistas, coletivos, dentro de um grande espírito colaborativo e com o espírito tropicalista de fusões de superposições, de entrechoques de culturas, de gostos e tendências estéticas”, declara Márcio.

No palco, os artistas formarão juntos o "Bandão Caymmi" em show com direção musical de Alexandre Lins e que terá como base o disco Tropicália ou Panis et Circenses, lançado, em 1968. Entre os finalistas confirmados para o show estão: Achiles, Aiace, Caian, Duo Bavi, Filipe Lorenzo, Flavia Wenceslau, Jr Maceió, Kalu, Lívia Nery, Luedji Luna, Pirombeira, Renata Bastos, Santini e Trio, Silvio de Carvalho, Skanibais e Tabuleiro Musiquim.

“A Prefeitura não poderia ficar de fora de uma realização dessa magnitude. O Prêmio Caymmi de Música resgata nossa autoestima musical e elenca grandes profissionais da música que temos em nosso estado, de cantores aos técnicos que ninguém vê, mas que garantem a realização dos grandes shows, dos cenários, da iluminação. O projeto é muito especial e a cerimônia será um verdadeiro espetáculo”, comenta o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Entre as categorias que receberão o prêmio, quatro principais – Show, Canção, Música Instrumental e Videoclipe – se somarão a outras 18 subcategorias técnicas. Para as categorias principais, além do troféu, os ganhadores receberão uma premiação em dinheiro: R$ 10 mil para melhor Show e R$ 5 mil para as outras três categorias. Dos finalistas, destaques para o grupo Pirombeira, indicado em oito categorias, e os artistas Larissa Luz, Filipe Lorenzo e Livia Nery, todos com seis indicações cada. A lista completa dos indicados está disponível no site oficial www.premiocaymmi.com.br.

"O Prêmio Caymmi de Música vem radiografar um momento de incrível riqueza musical na cidade. Misturando tendências, gêneros e estilos, a Cidade da Música pulsa talento e diversidade em cada esquina, gueto, praça, num caldeirão de ritmos e canções da melhor qualidade. A Prefeitura está colada com este movimento, que poderá ser conferido no grande show a ser realizado na Concha. Salvador continua cada vez mais tropicalista. Viva Tom Zé, Viva Saulo e todos os artistas participantes desta efusão cultural baiana e brasileira”, expressa o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro.

Nesta segunda edição do Prêmio, o público também poderá participar da cerimônia, que ano passado foi apenas para convidados. Para participar, é preciso garantir ingresso a preços populares no site www.ingressorapido.com.br. O evento acontece na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário