26/09/2017

O CARVÃO APRESENTA SEU CARDÁPIO




Fotos: Kato.

Variedade no menu e novidades do chef faz o sucesso do restaurante


Inaugurado no dia 18 de agosto, o Carvão, restaurante especializado em cozinha de fogo, tem conquistado o público dia a dia e já começa a escrever a sua história na gastronomia da cidade. O chef Ricardo Silva preparou um cardápio para lá de especial, capaz de agradar os mais diversos paladares, dos mais simples aos mais exigentes. Tendo a carne como carro chefe da casa, mas com opções de frutos do mar, saladas, massas, arrozes e pratos vegetarianos, o cardápio oferece também uma variedade de acompanhamentos, que tem recebido muitos elogios do público.

Com capacidade para 80 pessoas, o restaurante funciona de terça a sábado das 18 às 23h30, com horário especial aos sábados e domingos, para o almoço, das 12 às 16h. A casa não cobra os 10% e tem serviço de Manobrista no período da noite.



O CARDÁPIO
Como sugestão de entrada, um Brisket Defumado com Picles ou o Couvert da casa, com pães rústicos, manteiga de mel de uruçu e tapenade de azeitonas pretas, dentre outras delícias. Em seguida, o cliente tem a opção de experimentar o Prime Rib de Angus acompanhado do Purê de Couve-Flor e da Farofa de Castanha; ou a Fraldinha com Creme de Milho Rústico e Polenta Crocante. Se preferir frutos do mar, o chef sugere uma Lagosta, assada na brasa, com espaguete de legumes e farofinha de castanha. Como a casa só trabalha com frutos do mar frescos, é importante consultar o gerente de atendimento para saber se esta iguaria está disponível no dia. Todos os pratos são muito bem servidos, e as carnes vêm sempre com dois acompanhamentos. Para finalizar com uma sobremesa especial, o pudim defumado, que tem deixado os clientes com água na boca.

Cozinha de Fogo: Cozinha que se propõe a transformar e valorizar cada ingrediente presente nas preparações, utilizando o fogo em todas as suas possibilidades. Cozinha que explora o fogo direto, o calor da brasa, as cinzas, a fumaça que, mesmo não sendo um elemento comestível, concede sabor aos assados. Cozinha rústica e ao mesmo tempo sofisticada e surpreendente. Essa é a Culinária de fogo do Restaurante Carvão. Na cozinha do CARVÃO, destaque para a panela de ferro, o fogão e o forno a lenha, e a parrilla. É na parrilla, sistema de grelhas móveis usadas para preparar carnes, que pratos clássicos ganham novos aromas e sabores.

Para acompanhar as delícias do chef, consulte a carta de vinhos e cervejas artesanais, ou conheça os drinks de assinatura criados pelo mixologista Junior WM. Elaborados a partir do conceito de cozinha de fogo, Junior usou ingredientes tradicionais, que dialogam com os defumados, para criar coquetéis de sabor bastante original. Além de releituras de drinks clássicos, feitos especialmente para o Carvão.

Estrutura: O Carvão oferece um aconchego e tem boa oferta de estacionamento durante a noite. A casa que abriga o restaurante - um projeto de reforma assinado pelo arquiteto José Marcelino – possui três ambientes: jardim com vista para a avenida, varanda lateral e salão principal, os dois últimos climatizados. A ideia de trazer a rua para dentro do restaurante resultou em um espaço com ar industrial, marcado pela arte encontrada nas paredes da cidade. A paulista Magu Atala, radicada em Salvador, ficou responsável pela comunicação visual da casa, e captou bem a mensagem, criando imagens que remetem aos grafites dos muros urbanos, a arte de rua, propriamente dita. As designers Julia Lago, Juliana Argollo e Luize Araujo, do Coletivo Motora, ficaram responsáveis pela execução das imagens, e deixaram as paredes do Carvão com verdadeiras obras de arte.


"Sabor de fogo, sabor de chama, que chama quem ama a brasa,
a fumaça e suas notas. Gosto intenso, prazer imenso.
Aqueça o seu coração, com o sabor de Carvão"




Bem-vindo ao Carvão!
Todas as nossas carnes são de animais de Angus, raça nobre de origem Europeia, selecionados com alto grau de marmoreio (aqueles veios de gordura entremeada na carne que derretem com o calor, escorrem pela grelha, pingam na brilhante brasa e voltam em forma de fumaça trazendo junto sabor às carnes). O restaurante só trabalha com frutos do mar frescos, escolhidos diariamente pelo chef Ricardo Silva.

SEGUEM ALGUMAS OPÇÕES DO CARDÁPIO ASSINADO PELO CHEF RICARDO SILVA:

COUVERT
Pão rústico produzido na casa com fermentação natural, brioche, manteiga de mel de uruçu, tapenade de azeitonas pretas, alho assado na brasa, caponata, coalhada com páprica picante, queijo de cabra com pimenta rosa e castanha de caju com sal de ervas.

ENTRADAS
Tabua de Curados artesanais
- Copa, jamon serrano de 12 meses, chourizo espanhol normal e picante, salame cantimpalo normal e picante e salame fuet                       
Sardinha na brasa
- Com azeite, flor de sal, pimenta dedo de moça e vinagrete.
 Batata rústica com páprica picante
Crostata
- Produzida na casa, assada no fôrno à lenha com ragu de tomate defumado, manjericão e flor de sal.
Brisket defumado com picles
- Peito de bovino típico do Texas, assado e defumado lentamente com lenha de Juá e eucalipto acompanhado de nossos picles de maxixe assado e rabanete.                        
Polenta crocante
Polenta cremosa com cogumelos e quiabo
Linguicinhas artesanais
- Acompanhadas de cebola assada, pão e vinagrete                       
Assado de tira premium
- Corte tipicamente argentino e uruguaio. É a costela do dianteiro, serrada em forma de tiras com 2,5 cm de altura. O primeiro e segundo corte da costela, macio, suculento e com profundidade de sabor por estar próximo ao osso.                   
Pasta de berinjela defumada com pães artesanais                       
Costelinha suína com manteiga sálvia e limão siciliano assado

SALADAS
·        Cenouras assadas com queijo de cabra, salsa, rúcula, chips de alho e tomilho fresco;
·        Salada de Pupunha, tomate cereja confitado e brócolis ao pesto de manjericão;
·        Quiabo, manga, coentro, pimenta dedo de moça e cebola roxa;
·        Spaguetti de abobrinha, agrião e tomate uva confitado em mostarda.


MASSAS
·        Nhoque de Mandioquinha assada no carvão com manteiga de sálvia e molho de tomate defumado;
·        Fettucine alho e óleo com burrata defumada em nibs de cacau, pesto de sálvia e figos frescos assados na brasa

CARNES
·        FRALDINHA +- 0,325 kg
Carne extremamente saborosa e sem gordura, localizada próximo à costela, tem fibras longas e grossas, o que torna a carne muito macia e suculenta. Sugerimos ao ponto para mal passada.
·        T-BONE +- 0,650 kg
Com altura aproximada de 4 cm, é a combinação do miolo do filé mignon (lado menor) com bife de chourizo ou contra filé (lado maior).
·        BIFE DE CHOURIZO +- 0,300kg
Corte mais consagrado da Argentina. Possui uma generosa camada de gordura na lateral da carne.  
·        BIFE ANCHO +-0,300kg
(RIBEYE, FILÉ DE COSTELA, NOIX OU ENTRECOTE)
Corte de origem argentina com alto teor de gordura marmorizada.
·        PRIME RIB DE ANGUS +- 0,500 kg
(CHULETON, ANCHO COM OSSO)
Carne que vem das cinco primeiras vértebras do boi e como o nome diz é uma costela de primeira. Possui as mesmas características do bife ancho com a vantagem de reunir em um só corte o marmoreio da gordura entremeada com o sabor especial que o osso empresta à carne.
·        ASSADO CARVÃO +- 0,300kg
Esse corte é derivado do short rib, que é um pedaço extraído da parte dianteira da costela (rib) do Angus, região essa que é conhecida por ter cortes com muita gordura interna. Essa carne tem textura e sabor inigualáveis por seu elevado grau de marmoreio, sendo perfeita para preparo em churrascos. Sugerimos ao ponto para mal passado.
·        PRIME RIB SUINO DUROC PORK +- 0,330 kg
Corte com excelente sabor e marmoreio de primeira é marinado com ervas e mel.
·        PERNIL DE LEITO DUROC PORK A PURURUCA
Pernil de leitoa de aproximadamente 2 kilos assado no forno à lenha – sob encomenda (se o cliente optar por esperar, o preparo demora aproximadamente 3 horas). Ele vem com 4 acompanhamentos a escolha.

OPÇÕES VEGETARIANAS
- Para quem não come carne, mas ama um assado
VEGGIE STEAK
Couve flor, brócolis e mix cogumelos assados na brasa, cascas de limão siciliano, garam massala e cebola roxa em conserva (se o cliente for vegano, é só pedir para tirar a manteiga)

ESPAGUETE DE LEGUMES
- Espaguete no caldo de legumes assados com pesto de majericão, garam massala e queijo de cabra

FRUTOS DO MAR
POLVO GRELHADO
Com chips de alho, cebolas assadas, batatas ao murro com paprica doce e aioli de pimenta doce
LAGOSTA
Assada na brasa com espaguete de legumes e farofinha de castanha


ARROZES
ARROZ CALDOSO DE COSTELA
Arroz com caldo da costela desfiada (assada no forno a lenha, por toda a noite) e ovo de galinha de quintal;
 ARROZ DE VEGETAIS ASSADO
Arroz com caldo de vegetais assados na brasa   
ARROZ DE CHOURIZO ESPANHOL (pode ser picante)

ALGUNS ACOMPANHAMENTOS
Creme de milho rústico; Mil folhas de aipim; Purê de abóbora (assada na brasa com gremolata); Abóbora assada na brasa; Aspargos grelhados; Batata doce assada; Mousseline de cará; Vinagrete de feijão verde; Purê de couve-flor; Polenta crocante; Polenta cremosa; Farofa de castanha; Ovo de quintal frito com manteiga; Alho assado; Espaguete de legumes; Mix de cogumelos; Batata rústica com páprica picante; Purê de ervilhas; Tropeiro de feijão verde (cozido no caldo de carne com bacon feito na casa).

SOBREMESAS
AMBROSIA
PUDIM DEFUMADO
TORTA BÚLGARA (ARTESANAL) – finalizada com telha de bacon crocante CREME BRÛLÉE - com uma crosta de açúcar queimada por um maçarico 


OS DRINKS

Seguem algumas sugestões de drinks do cardápio:

- Pintxo Cocktail (de assinatura): Gin infusionado com chourizo espanhol, purê de manga, suco de laranja e vermute doce
- Carrot Swizzle (de assinatura): Gin, xarope de sálvia com cardamomo, suco de cenoura assada na brasa e suco de limão siciliano
- Moscow Mule (clássico) – Vodka, suco de limão taiti e refrigerante de gengibre  (um clássico feito com ginger beer artesanal de assinatura da casa)
- Gin&Tônica (clássico)
- Grill Collins (de assinatura)  - Gin, suco de limão siciliano grelhado, xarope de açúcar e água com gás
- Goat Breezer (de assinatura) – Scotch 12 anos, xarope de chá preto, purê de lichia e suco de limão siciliano
- Negroni (clássico)
- Piña Smash(de assinatura) – Bourbon, purê de abacaxi assado na brasa, xarope de mel, xarope de chá preto, suco de limão taiti e angostura bitters
- Honey-butter Martini (de assinatura) – Gin infusionado com mel de urucu e vermute seco francês


SERVIÇO
Restaurante Carvão
Onde: Rua Sabino Silva, nº 05, Jardim Apipema – Ondina
Funcionamento: de terça a sábado das 18 às 23h30, com horário especial aos sábados e domingos, para o almoço, das 12 às 16h.
- A casa oferece serviço de manobrista no período da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário