29/09/2017

PARQUE ECOLÓGICO DE LAURO DE FREITAS APRESENTA A TRILHA DAS ARTES



Parque Ecológico de Lauro de Freitas, administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), convida baianos e turistas para curtirem juntos com a família, a 1ª edição do projeto Trilha das Artes, que iniciou no último sábado (23/09), com entrada gratuita, e apresentações culturais das mais variadas, a exemplo de: música, teatro, dança, poesia, pintura no rosto, contação de histórias, entre outros. O projeto acontecerá todos os sábados e domingos, até o dia 15 de outubro, de 9 às 17h.

TRILHA DAS ARTES

Trilha das Artes é um projeto que tem o artista Jackson Costa como diretor artístico e tem como objetivo dar às boas vindas para a estação da primavera. A primeira etapa do evento foi iniciada em 23 de setembro e segue até o dia 15 de outubro, ocorrendo sempre aos sábados e domingos.
A proposta da Trilha das Artes é mostrar ao grande público que visita o parque, a diversidade artística e cultural da Bahia. Com as apresentações de: música, teatro, dança, palhaços, poesia, pintura facial, contação de histórias, presença de mestres da cultura popular, mágico, acrobatas de tecido, cordelistas, geladeiras literárias (foram reaproveitadas geladeiras sem uso, que foram grafitadas e livros são deixados para que os visitantes possam ler, deixar ou trocar livros). De forma dinâmica e simultânea as apresentações são feitas em interação com os visitantes, num formato similar a uma grande feira de arte popular em meio à natureza ao longo da trilha do Parque Ecológico.

O PARQUE
Parque Ecológico de Vilas do Atlântico foi inaugurado em 19 de abril de 1996 e reaberto a sua comunidade, em dia cinco de junho deste ano, e tem um acervo significativo de fauna e flora.
Localizado no coração do município de Lauro de Freitas, em uma área com mais de 70.000 m², cercada de vegetação nativa, sendo 15 mil m² ocupados com equipamentos e serviço, adequado para lazer, entretenimento, qualidade de vida, e o principal, com entrada gratuita para os laurofreitenses, baianos e turistas que quiserem aproveitar o espaço para reunir a família e amigos.
O Parque possuí mais de 70 espécies de mudas plantadas, entre elas, frutíferas e de temperos. A exemplo de: cambuí, abiu, acerola, tomate, manga, abacate, banana, carambola, siriguela, açaí, fruta-pão, salsa, manjericão, cebolinha, sálvia, alface, hortelã, rúcula, etc. E uma horta exclusiva com ervas medicinais. Além de uma área reservada para as crianças com brinquedos, tirolesa, um espaço reservado para jogos (dama, xadrez, dominó), trilha, concha acústica com capacidade para 500 pessoas para apresentações de peças teatrais, saraus e apresentações musicais e de danças. Haverá um espaço reservado também, ao Projeto TAMAR, com protótipos das tartarugas marinhas, com o intuito de conscientizar os visitantes sobre a preservação da espécie.
Numa trilha de quase 1 km, biólogos e o engenheiro ambiental Maurício Fontes orientam os visitantes sobre as espécies catalogadas inserida na mata, onde encontrarão ainda palmeiras, xaxins e pau-brasil e a necessidade de preservação do ecossistema.  
O Parque disponibiliza viveiros (parceria com IBAMA), Espaço Zen para práticas de massagem, meditação e leitura, estufa para plantas, orquidário, borboletário e fumódromo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário