06/11/2017

Cidade da Luz promove atividades culturais e exame gratuito para diagnóstico da anemia falciforme em alusão à Consciência Negra

Ações ocorrerem nos dias 07, 10 e 11 de novembro, na sede da Instituição.


Foto: Divulgação​

Exposição, apresentação de dança e palestras, com acesso gratuito ao público. Essas são algumas das atividades que serão promovidas, pela Cidade da Luz, em alusão à Consciência Negra – celebrada oficialmente no dia 20 deste mês. As ações serão realizadas nos dias 07, 10 e 11, na própria sede da instituição, localizada em Pituaçu. A proposta é fomentar e divulgar a cultura negra e homenagear a história de luta de Zumbi dos Palmares – símbolo de resistência e luta. 

Nesta terça-feira (07), a partir 15h, ficará aberta à visitação do público a exposição Dandara: inspiradora de sonhos, apresentando fotos de mulheres afrodescendentes do passado e do presente que marcaram época. A exposição enseja a promoção, reconhecimento, valorização e difusão
desses exemplos de lideranças femininas. Às 19h30, acontecerá também a tradicional noite do Kumbayá, reunião conduzida por José Medrado, presidente da Instituição, sempre às primeiras terças-feiras de cada mês.

Já na sexta (10), às 19h30, haverá palestra sobre ‘A Importância da Cultura e da Arte na Formação da Identidade do Indivíduo’, ministrada pela assistente social, Maria Inês Barbosa, doutora em saúde pública pela USP. Também ocorrerá apresentação de dança e percussão, feita por crianças e adolescentes do grupo juvenil do Ilê Aiyê, com início às 20h. A programação segue até sábado (11), com palestra sobre a Anemia Falciforme, doença comum entre a população negra. Dados do Ministério da Saúde apontam que 3,5 mil crianças, no país, nascem com essa doença, que tem origem genética e não possui cura.

Cidade da Luz

Complexo social de direito privado, sem fins lucrativos, a Cidade da Luz foi idealizada e fundada por José Medrado em 27 de fevereiro de 1996. No entanto, suas raízes surgiram em 1978, com a fundação do Centro Espírita Cavaleiros da Luz. É considerada de utilidade pública municipal, estadual e federal e está inscrita no Conselho Nacional de Assistência Social. A Instituição abrange frentes de trabalho como Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes, com assistência médico-odontológica, Escola Carlos Murion, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário