15 restaurantes do Pelourinho e do Largo do São Francisco abrirão suas portas neste domingo, 05.11, a partir das 11h, para a terceira edição dos Domingos Gastronômicos - “Culinária Baiana Original com Arte, por Manuel Querino”, ação do novo Pelourinho Dia e Noite, da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, sob a coordenação da Diretoria de Gestão do Centro Histórico, que promove a criação de cardápios a partir de receitas descritas no livro “Arte Culinária na Bahia”, de 1916, de Manuel Querino. Os próximos acontecem nos dias 19.11 e 03.12.
Mas não é só isso... Os cardápios – entrada, prato principal e sobremesa com preços de no máximo R$ 50,00 - são harmonizados com pequenas cenas de “dramaturgia gastronômica”, criadas por Aninha Franco, que têm à frente da direção de encenação Rita Assemany e que começam a acontecer nos vários espaços a partir das 12h30.
Assim, os atores Carlos Betão, Amos Heber, Bruno Roma, Dino Brasil, Diogo Teixeira e Zé Carlos interpretarão em cenas curtas, diversos personagens da cultura baiana, como o poeta Gregório de Mattos, o babalorixá Joãozinho da Goméia, o político Cosme de Farias ou os rebeldes Lucas Dantas e Manuel Faustino da Sedição dos Alfaiates.
A intérprete Wil Carvalho cantará “Composições Receitas”, um gênero criado pelo sambista Batatinha para a Feijoada, e repetido por muitos compositores. Tudo muito gostoso...
No mesmo dia acontece a Feira de Artes e Encantos do Sagrado, no Montepio do Artistas, no Largo do São Francisco, com obras originais de 25 artesãos baianos e a abertura à visitação do sobrado que abriga desde 1883 aSociedade Protetora dos Desvalidos, fundada em 1827 por um grupo de 19 homens negros livres e tinha como propósito angariar e poupar recursos financeiros de seus associados para comprar alforrias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário