A SER, Aú e Objectiva se uniram em prol do reflorestamento da Mata Atlântica utilizando a alegria do carnaval como um ativo para o meio-ambiente
Como podemos neutralizar um evento de grande impacto? Como engajar milhares de pessoas em uma mesma causa? Buscando responder a essas e várias outras perguntas, foi criado o Movimento Tree Elétrico. Idealizado há mais de um ano, o Movimento surgiu com o propósito de unir as pessoas engajadas no carnaval de Salvador em prol da conscientização ambiental e preservação da Mata Atlântica, ressignificando a maior festa de rua através da consciência ambiental.
A SER – Inovação e Sustentabilidade, Aú – Marketing com Propósito e Objectiva Comunicação realizam o Movimento Tree Elétrico, que visa neutralizar os impactos causados pela emissão de 61.649,40 toneladas de Co2 (gás carbônico) durante os seis dias de folia no carnaval de Salvador. Com replantio de cerca de 571 mil árvores nas matas ciliares dos rios de Salvador e Região Metropolitana, o Movimento pretende recuperar 343 hectares de Mata Atlântica.
As realizadoras do Movimento Tree Elétrico atuam em projetos que propõem a geração de impactos positivos na sociedade e no ambiente, embasadas pelos princípios do Sistema B, que busca unir empresas com propósito na construção de uma economia mais sustentável.
Participando da campanha do Tree Elétrico, os foliões poderão acompanhar a manutenção e realização do replantio de árvores. O folião ao adquirir produtos dos blocos e camarotes parceiros poderá doar o valor mínimo de R$6,50, referente à produção da muda, mobilização da população da área, planejamento, execução, monitoramento do plantio e gestão da campanha.
SER-SUSTENTÁVEL
A SER – Inovação e Sustentabilidade, organização que tem como missão contribuir para a construção de sociedades sustentáveis por meio da inspiração, desenvolvimento e promoção de soluções inovadoras e com impactos social e ambiental positivos, é uma das realizadoras do Tree Elétrico. “Uma das áreas de atuação da SER é a mobilização para causas que promovam a inovação social e a sustentabilidade, e o Tree é exatamente reflexo desse objetivo. Além de promover uma campanha de conscientização ambiental, o Movimento irá aumentar a renda das famílias dos agricultores participantes, já que será um plantio de agroflorestas, ou seja, de mudas de plantas mais alimentos. Assim, além de ter as árvores como elemento de equilíbrio do ecossistema, há uma nova técnica de agricultura familiar” comenta Camila Godinho, sócia da ONG.
A SER é a primeira organização do Nordeste a integrar o Sistema B, grupo represente na América Latina do movimento global das Empresas B. O movimento pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar organizações que utilizem seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental. Além disso, visa a construção de uma nova lógica econômica, permitindo que os valores e a ética inspirem soluções criativas e coletivas. Como integrante do movimento, A SER já atuou em projetos como “Juntos por Salvador” e é idealizadora da NOSSA – Casa Colaborativa, projetos que estimulam a cidadania e a economia criativa local.
MARKETING COM CLOROFILA
A Aú – Marketing com Propósito, também está trilhando seu caminho para obter a certificação do Sistema B, com movimentação de toda a empresa para construção de projetos que impactem positivamente ambiental e socialmente. “A Aú acredita no poder das empresas serem positivas, e o Sistema B é uma trilha, um caminho de concentração de foco e energia para obter resultados positivos ainda mais efetivos” comenta Lila Lopes, sócia da Empresa.
Seguindo os rumos da nova tendência do marketing, que além de divulgar produtos e serviços também necessita de uma mensagem para os públicos estratégicos, a Aú – Marketing com Propósito realiza projetos visando o desenvolvimento social e ambiental. “A empresa já vem há um tempo construindo projetos em conjunto com a SER, visando o desenvolvimento coletivo de Salvador, e desde o início vimos a questão ambiental como ponto importante e essencial a ser trabalhado” comenta Lila Lopes.
Além de integrante da Aú, Lila também é superintendente do Instituto IRIS - organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo geral fomentar a prática da responsabilidade social e do investimento social em organizações privadas, não-governamentais e governamentais - que também atua junto ao Movimento Tree Elétrico gerenciando os fundos.
VERDE EM TODO CANTO
Para dar vida ao Movimento, o Tree Elétrico ganhou o um Espaço Verde, criado pela Objectiva Comunicação, sendo ponto de coleta de doações e ambiente de bate-papos e rodas de conversa sobre economia verde e sustentabilidade. A programação do local teve início em setembro e conta com participação de convidados todo sábado às 15h, com bate-papos movimentando o Espaço Verde até o início da folia carnavalesca.
Localizado no 3 piso do Shopping da Bahia (SDB), o Espaço Verde é uma das ações da Objectiva Comunicação, que planeja outros movimentos em parques urbanos, bosques, escolas da rede municipal e estadual, comunidades, com artistas e blocos e camarotes do carnaval de Salvador, além de outras surpresas.
A Objectiva sempre apoiou eventos e ações culturais e sociais como o Ilê Ayê, a Fundação Harmonia e Filhas de Gandhy, mas o Tree Elétrico é o primeiro projeto de marketing de impacto da empresa em seus 27 anos de trajetória. “"Unir a prestação de serviços com o retorno para a sociedade é gratificante e ao mesmo tempo um desafio para toda a equipe. Estamos super empolgados em poder contribuir ativamente com um projeto que não é apenas importante para nossa reunião, mas tem um importante impacto global” comenta Vicente Colivre, diretor de inovação da Objectiva.
O Movimento Tree Elétrico pode ser encontrado nas redes sociais com o @treeeletrico e pelo sitehttp://treeeletrico.org.br/ , também plataforma de doação para a campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário