20/02/2018

O VERÃO NÃO ACABOU NO PELOURINHO DIA E NOITE !



Concertos de Verão ao Ar Livre, a farra garantida pelos grupos do Viradão do Samba, a correria gostosa pelas ladeiras com  o espetáculo musical de rua “A Cidade da Bahia é Nossa - Circuito Jorge Amado” e a novidade da temporada : As “Chulas no Paschoal”, com ninguém menos que Roberto Mendes recebendo artistas e promovendo uma “encruzilhada” musical onde todas as Bahias se encontram ! O primeiro convidado é Lazzo !

PELOURINHO DIA E NOITE

ESTREIA ! CHULAS NO PASCHOAL ! Na Cruz do Paschoal, no Santo Antônio, Roberto Mendes recebe convidados nos dias 23.02, 02.03 e 09.03, às 20h, e faz um super show gratuito de Chulas do Recôncavo. A proposta é fazer um show com composições musicais que fogem do lugar comum, atiçando o imaginário do público com chulas – ritmo tradicional do Recôncavo que une canções aos sotaques – e com os xaréus, que são cantos de puxada de rede. Na primeira edição, dia 23 de fevereiro, o artista conta com as participações especiais de representantes da manifestação cultural Nego Fugido (Acupe), do músico Gustavo Caribé (Recôncavo Experimental) e de Lazzo.

CONCERTOS DE VERÃO DO POPELÔ – Os Concertos de Verão voltam a acontecer aos sábados, às 17h, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Com palco e cadeiras gratuitas para a plateia. Em sua primeira temporada, foram um enorme sucesso. Agora se seguem mais três apresentações para fechar o verão. No dia 24.02 a Sanbone Pagode Orquestra, sob a regência do maestro Hugo Sanbone, recebe como convidada Márcia Short. Os Concertos de Verão acontecerão ainda nos dias 03.03 e dia 10.03, com as orquestras do Popelô .
POPELÔ – Ensaios às segundas, quartas e sábados em igrejas do Centro Histórico  e os Concertos de Verão ao Ar Livre, aos sábados, no Largo do Cruzeiro do São Francisco marcam esta temporada do Popelô . Sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael, o Popelô promove ensaios abertos às segundas, às 17h, na Igreja do Boqueirão, com a Sanbone Pagode Orquestra do maestro Hugo Sanbone, às quartas, às 17h, na Igreja da Misericórdia, com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas e aos sábados, às 10h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com a Orquestra de Câmara de Salvador, sob a regência do maestro Ângelo Rafael. Todos abertos ao público e gratuitos. Aos sábados (27.01 e 04.02), às 17h, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, acontecem os Concertos de Verão ao Ar Livre, igualmente gratuitos. 

ESPETÁCULO MUSICAL DE RUA “A CIDADE DA BAHIA É NOSSA” - CIRCUITO JORGE AMADO – Nas Sextas-feiras dias 23.02, 02.03 e 09.03,  pontualmente às 19h, as ruas do Pelourinho voltam a ferver em ritmo de carnaval, só que com o povo acompanhando um cortejo fúnebre, o de Quincas Berro D´Água, que subindo e descendo ladeiras acaba por colocar a plateia foliã e contato com outros personagens da obra de Jorge Amado : Dona Flore, Vadinho, Gabriela, o compadre de Ogum e sua turma de amigos... O espetáculo musical e teatral de rua, totalmente gratuito, “A Cidade da Bahia é Nossa”  apresenta seis cenas baseadas nos livros do autor baiano e tem roteiro e direção de Edvard Passos, músicas originais compostas por Gerônimo Santana, direção musical de Luciano Bahia, grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança Tradições.
VIRADÃO DO SAMBA – Revitalizando uma das mais significativas ações que já foram promovidas no Pelourinho, o Viradão do Samba traz, na Terça da Benção, os grupos profissionais de samba Jota Zô (Terreiro de Jesus), Catadinho do Samba (Praça da Sé) e Movimento (Largo do Pelourinho), sempre a partir das 19h. E quando a coisa esquenta, os grupos se reúnem no Terreiro de Jesus e terminam a noite tocando juntos num grande “rodão de samba”. Shows dias 20.02 e 27.02.

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA
Segunda, 19.02, 17h,  Igreja do Boqueirão – ENSAIO DE PORTAS ABERTAS -  O comando fica com a Sanbone Pagode Orquestra do maestro Hugo SanboneGRATUITO.
Terça, 20.02, 19h, Praça da Sé, Terreiro de Jesus e Largo do Pelourinho – VIRADÃO DO SAMBA - O Viradão do Samba traz, na Terça da Benção, os grupos profissionais de samba Jota Zô (Terreiro de Jesus), Catadinho do Samba (Praça da Sé) e Movimento (Largo do Pelourinho). Os grupos se reúnem no Terreiro de Jesus e terminam a noite tocando juntos num grande “rodão de samba”. GRATUITO.
Quarta, 21.02, 17h, Igreja da Misericórdia – ENSAIO DE PORTAS ABERTAS – com a Orquestra São Salvador do maestro Fred Dantas. GRATUITO.

Sexta, 23.02, 19h, Largo do Pelourinho – MUSICAL DE RUA - Subindo e descendo ladeiras o espetáculo musical de rua, “A Cidade da Bahia é Nossa - Circuito Jorge Amado”, totalmente gratuito, apresenta, a partir das 19h, seis cenas baseadas na obra de Jorge Amado. Começa com o Velório de Quincas, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho e termina no Cabaré do Zazá, montado na Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus. GRATUITO.

Sexta, 23.02, 20h, Crus do Paschoal, Santo Antônio – CHULAS NO PASCHOAL - Roberto Mendes recebe convidados e faz show de Chulas do Recôncavo. Na primeira edição, o artista conta com as participações especiais de um representante da manifestação cultural Nego Fugido (Acupe) e do músico Gustavo Caribé (Recôncavo Experimental). GRATUITO.

Sábado, 24.02, 10h, Carmo – ENSAIO DE PORTAS ABERTAS - Das 10h às 12h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael, faz ensaio de portas abertas. GRATUITO.

Sábado, 24.02, 17h, Largo do Cruzeiro do São Francisco – CONCERTO DE VERÃO - Com palco e cadeiras gratuitas para a plateia, no dia 24.02 tem  Sanbone Pagode Orquestra, sob a regência do maestro Hugo Sanbone. GRATUITO

SOBRE O PELOURINHO DIA E NOITE

Esta nova etapa do Pelourinho Dia e Noite teve início em outubro de 2017 com um calendário intenso de atividades, que de domingo a domingo movimentam o Centro Histórico de Salvador. São  ações calendarizadas que promovem  ações culturais, em múltiplas linguagens: música, dança, teatro, gastronomia, artesanato, fotografia, cinema e história da Bahia e  integram o Programa Salvador 360, no eixo Centro Histórico, e que foram concebidas e são coordenadas pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult. Toda a programação está disponível no site www.pelourinhodiaenoite.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário