29/03/2018

FORMAÇÃO INUSITADA VIBRAFONE E 7 CORDAS



 Na noite de 02 de abril de 2018, o Projeto SEGUNDAS DO CHORINHO recebe um trabalho musical bem inusitado em Salvador, o DUO HERINGER & SALES com Rodrigo “picolé” Heringer ao vibrafone e Vitor Sales ao violão sete cordas, onde juntos exploram novas sonoridades e presenteiam o público interpretando clássicos do choro e da música popular brasileira, assim como vários outros músicos que sobem espontaneamente ao palco no já tradicional formato Roda de Choro.

Tendo completado 6 anos de vida, o SEGUNDAS DO CHORINHO tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras de 2018, a partir das 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalhem com a genuína música brasileira, o Choro.  Uma verdadeira 'vitrine do choro na Bahia', com vários grupos convidados, tendo o formato de um a cada semana, uma parceria Hessel Produções, WA Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

O couvert artístico custa R$ 20,00.

DUO HERINGER & SALES - Rodrigo “picolé” Heringer (vibrafone) e Vitor Sales (violão sete cordas) - A combinação do vibrafone, frequentemente associado a formações de jazz, com o violão de 7 cordas, muito usado por instrumentistas da MPB, vem sendo explorada por esses dois exímios músicos que buscam novas sonoridades, procurando abordar a performance do choro e seus subgêneros no vibrafone, sem desrespeitar as inflexões características dos estilos. Através da releitura dos clássicos e também de composições contemporâneas, pretende-se projetar o vibrafone como um instrumento associável ao ambiente do choro e da música brasileira em geral.

O choro, ainda que um tradicional estilo de música popular brasileira, se mostra um gênero em constante transformação. As influências da música estrangeira no estilo é tão antiga quanto a própria existência do mesmo. O vibrafone, mesmo não podendo ser caracterizado como um instrumento típico no universo da música popular brasileira, se fez presente em algumas gravações de choro na segunda metade do século XX. Como os mais antigos exemplos podemos citar faixas do álbum "Época de Ouro – Jacob e seu bandolim" (1959), do "Dick Farney e seu quinteto" (1955), e do "Em ritmo de dança", do pianista Pernambuco, lançado em 1957. Mesmo com o pontapé inicial, raros foram os músicos que desde então se dedicaram à performance do choro no instrumento.

Rodrigo “picolé” Heringer - Vibrafone - Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Música Popular pela mesma instituição, com bolsa de estudos para graduação sanduíche na New School for Jazz and Contemporary Music (Nova Iorque/EUA), onde estudou vibrafone com Mike Mainieri e Stefon Harris. Mestre em música pela Uiversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e doutorando em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi finalista do concurso BDMG Instrumental com o grupo Sem Receita em 2017, vencedor do prêmio Novos Talentos do Jazz – Savassi Festival Jazz & Lounge 2014, também com o grupo Sem Receita, e vencedor do concurso Jovem Instrumentista – BDMG, em 2012. Se apresentou ao lado de grandes figuras da música brasileira e internacional, como Hamilton de Holanda, Nelson Faria, Cliff Korman, Mário Sève, Odette Ernest Dias e Chico Lobo. Realizou concertos em diversas cidades do Brasil e do exterior, como Paris, Lisboa, Nova Iorque, Melbourne, Sydney, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Belém, Salvador, entre diversas outras.

Victor Sales – Violão Sete Cordas - Tem a música presente em seu cotidiano desde a infância, e atua profissionalmente desde os dezesseis anos. Teve aulas de canto, violão, guitarra e percussão. Foi integrante da Banda Psirico, de 2001-2004, que lhes valeu o Troféu Caymmi e o Troféu Dodô e Osmar, em 2004. Classificou-se entre os melhores intérpretes e compositores do II UNIFEST/2005 – II Festival Universitário de Música de Salvador. Estudou violão com os professores Robson Barreto e Horácio Barros Reis e atualmente é aluno do curso de graduação em Música Popular da UFBA. Canhoto do violão 7 cordas, Victor Sales tem participado de eventos ligados ao Choro desde o início de 2004. Atuou no show “A Flauta no Choro”, de Elisa Goritzki, participou do Projeto Roda de Choro do Teatro Vila Velha, fazendo parte do núcleo de base. É membro fundador do Novato, com o qual tem feito várias apresentações no Brasil e turnê na Alemanha, a exemplo do Festival Sommersprossen. Na Europa, participou de projetos de percussão em Barcelona-Espanha. Mais recentemente tem se apresentado com maior frequência no cenário musical baiano com o DuoBem ao lado da flautista Elisa Goritzki.

Serviço:
O que: Projeto SEGUNDAS DO CHORINHO
Quando: sempre as segundas-feiras de 2018
Horário: a partir das 20 horasDia 02/04/2018: DUO HERINGER & SALES & convidados
Couvert Artístico: R$ 20,00
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções, WA Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 9.9160-9140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário