01/06/2018

CONCURSO SELECIONA QUADRILHA QUE VAI REPRESENTAR A BAHIA NO FESTIVAL DO NORDESTE


Dez quadrilhas se apresentam no dia 03 de junho em Cajazeiras a partir das 09h

 Anarriê! Olha a cobra! Lá vem a chuva! Quem gosta de assistir a animação dos concursos de quadrilha, característicos dos festejos juninos, já pode marcar na agenda. No próximo dia 03 de junho, entre 9 e 19 horas, o ginásio poliesportivo de Cajazeiras, administrado pela Sudesb, em Salvador, recebe dez quadrilhas da capital baiana e de cidades do interior para disputar o título de melhor do estado.  A vencedora irá representar a Bahia no Festival de Quadrilhas do Nordeste, que acontece em Recife.
O concurso é aberto ao público. Basta levar no dia 1 kg de alimento não perecível que beneficiarão a Cajaverde – Organização Ambiental e Cultural de Cajazeiras. Essa competição de quadrilhas busca valorizar as tradições e exaltar ainda mais a riqueza da cultura nordestina, além de ser uma oportunidade para promover a integração e o intercâmbio entre os diferentes grupos de quadrilha baianos.
Chamada na TV
O concurso é organizado pela TV Bahia em parceria com a Federação Baiana de Quadrilhas (Febaq) e apoio da Sudesb. Através de chamadas em vídeo, a população vai conhecer um pouco da história das quadrilhas, o amor dos quadrilheiros pela atividade e a tradição da dança durante as festas juninas. 
Sobre a origem das quadrilhas
Hoje, expressão da cultura popular brasileira e principalmente nordestina, a quadrilha surgiu no século XVIII, em Paris, como dança de salão da elite europeia e desembarcou no Brasil no Rio de Janeiro como parte dos bailes da nobreza. Da corte carioca, a quadrilha caiu no gosto do povo ao longo do século XIX e ganhou um jeitinho brasileiro, fundindo-se a outros costumes e referências matutas e caipiras.  A encenação de casamento na roça foi uma dessas novidades incorporadas posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário