Um convite para um mergulho no mar da Bahia. Essa é a principal proposta da exposição coletiva “Mar da Bahia”, resultado do trabalho de 13 fotógrafos que embarcaram juntos no desafio de registrar as águas do litoral baiano, em seus diferentes tons de mar. A exposição entra em cartaz na galeria Cláudio Colavolpe Photo Art (Av. Paulo VI, 796, Pituba), com vernissage para convidados no dia 22/11, às 19h30, e estará aberta para visitação do público a partir do dia 23/11, com entrada gratuita.
Mãe e filho caminham em direção ao mar, durante a festa do Bembé do Mercado, em Santo Amaro da Purificação-BA. Crédito: Caíque Costa.
A mostra propõe reacender a ligação das pessoas com o mar, uma celebração da relação que os baianos culturalmente possuem com a água salgada. “As imagens revelam cenas desde quem utiliza o mar por prazer, passando por aqueles que tiram seu sustento dele, até a religiosidade que tem como tradição prestar reverência às águas”, conta o fotógrafo Caíque Costa. “Nosso objetivo é proporcionar um momento de contemplação do mar além da superfície, um convite para adentrá-lo e ir mais fundo na sua essência”, completa.
O mergulho nos encantos do mar é inspirado pelo olhar de 13 fotógrafos. “Os azuis do mar seduzem a contemplação e silenciamento da mente ainda que em águas ora serenas ora sacudidas por movimentos misteriosos, fonte de alimento e lazer”, comenta a fotógrafa Marta Suzi, integrante da mostra.
A praia de Itapuã, em Salvador-BA, pela lente da fotógrafa Marta Suzi
Desafios ao mar
Dentre os principais desafios de fotografar o mar, o fotógrafo e curador da exposição, Cláudio Colavolpe, destaca “fazer uma foto que saia do lugar comum, que transmita algo diferente, que faça o observador entender o sentimento que o mar lhe traz”. O desafio foi aceito e resultou um trabalho diversificado e rico, com cores e sensações diferentes para cada imagem que se vê.
A tranquilidade das águas da Praia da Coroa, na Ilha de Itaparica-BA. Crédito: Will Recarey
Para o fotógrafo Will Recarey, a mostra também é uma oportunidade de “apresentar aos arquitetos, decoradores e público em geral, amante da fotografia e arte, que existe uma produção de fotos fine art de qualidade, proveniente de fotógrafos independentes, com excelência artística e um custo atrativo”, comenta Will.
Um oceano de imagens
São diversos os cenários, tons, texturas e molduras que harmonizam esse oceano de imagens. “A exposição mostra diversos olhares sobre como vemos o mar e essa relação tão íntima com os baianos de todo o litoral. Estar perto do mar revigora. A exposição está linda, vale o olhar dos outros sobre o nosso olhar”, comenta o jornalista e fotógrafo, Giácomo Mancini.
O encontro inusitado dos saveiros durante a Regata João das Botas, na Baía de Todos os Santos. Crédito: Sandra Coelho
A mostra reúne 13 obras dos fotógrafos: Adrian Berenguer, Ana Kruschewsky, Bhruno Quadros, Caíque Costa, Cláudio Colavolpe, Giácomo Mancini, Gutemberg Barros, Luiz Gustavo Góes, Marcelo Araújo, Marta Suzi, Sandra Coelho, Will Recarey, Vânia Viana, com curadoria de Cláudio Colavolpe.
Serviço:
Exposição: Mar da Bahia Abertura: 22 de novembro, às 19h30 (para convidados)
Visitação: 23 de novembro a 23 de dezembro de 2018. De segunda a sexta-feira, das 09h às 18h30 e aos sábados, das 09h às 13h
Local: Galeria Cláudio Colavolpe Photo Art
Endereço: Avenida Paulo VI, 796, Pituba, Salvador-BA
Telefone: 3452-1966
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
Visitação: 23 de novembro a 23 de dezembro de 2018. De segunda a sexta-feira, das 09h às 18h30 e aos sábados, das 09h às 13h
Local: Galeria Cláudio Colavolpe Photo Art
Endereço: Avenida Paulo VI, 796, Pituba, Salvador-BA
Telefone: 3452-1966
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário