09/01/2019

'Do Choro Ao Jazz: Pontes Sonoras'


Dando continuidade a programação, no dia 14 de janeiro de 2019, o Projeto 'Segundas do Chorinho - ano 7' apresenta o show 'Do Choro Ao Jazz: Pontes Sonoras', com músicos do Brasil e dos Estados Unidos, onde juntos, conduzidos por Juvino Filho, buscam difundir e interagir os conhecimentos das musicalidades desse dois países. Ao final da apresentação haverá uma Rodajam aberta para todos os músicos darem 'canja'.
O Segundas do Chorinho  tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras do ano, às 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalham com o Chorinho. Uma verdadeira Vitrine do Choro na Bahia, com vários grupos convidados, tendo o formato de um convidado a cada semana, numa parceria Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

O couvert artístico custa R$ 20,00.

Do Choro Ao Jazz, é um espetáculo que reuni músicos com experiências culturais plurais, num encontro intimista,  ligados principalmente ao universo daqueles que são dois dos mais importantes gêneros da musica mundial, o Choro e o Jazz. Um surgido no Brasil o outro nos Estados Unidos, ambos grandes representantes da musicalidade desses dois países, advindos das confluências e tendências culturais ao longo de todo o processo de mestiçagem e hibridismo, consolidação e difusão das culturas indígena, luso, inglesa, afro, árabe, judia, e outras que juntas amalgamaram as bases culturais do Brasil e Estados Unidos. Os personagens artísticos aqui em voga são: Juvino Filho (clarineta), Luciano Tosta (guitarra baiana), Kito Matos (violão 7 cordas), Cesário Leony (baixolão), Emerson Taquari (percussão), Alejandro Avila (piano), Cody Case (guitarra), Mike Wade (contrabaixo) Dylan Bassett (bateria), juntos buscam difundir e interagir os conhecimentos das musicalidades desse dois países consagrando parcerias e intercâmbios culturais e acadêmicos entre o Brasil e os Estados Unidos.
Brasil
JUVINO FILHO, Clarinetista, Professor Doutor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.Atuou em diversos concertos, eventos e cursos no Brasil e na Europa. Recebeu Prêmio Braskem e Rumos Música Itaú. É autor do CD “Cartas Musicaes” e do livro “A Clarineta Pelas Bandas da Bahia: O Legado de Manuel Tranquillino Bastos”. Recentemente fez pós-doutoramento na UA e UNL-PT sobre Clarineta Brasileira e Portuguesa.
LUCIANO TOSTA, Bandolinista/Guitarrista Baiano, Violonista. Músico brasileiro radicado nos Estados Unidos, é Doutor em Estudos Culturais pela Universidade de Brown-EU e professor da Universidade do Kansas-EU.
KITO MATOS, Violonista 7 Cordas, é Bacharel em Agronomia Pela Universidade Federal da Bahia. Autodidata, aprendeu a tocar cavaquinho, violão e a craviola nas rodas de cantoria. Acompanhou diversos artistas entres eles a cantora Rosa Passos, Paulinho Levita, João Donato, Elomar. Tocou na gravação de CD do músico Paulo Gabiru (com participação de Dominguinhos), Carlos Pita, Xangai, Bete Silveira, Beto Pitombo, Paulinho Jequié, Bráulio Barral. Nos anos 60 foi um dos fundadores do grupo “Arquipélago” composto pela compositora Rosa Passos, o poeta Fernando Oliveira o violonista Paulo Cortes, Luciano Chaves, entre outros. Recentemente relançou o CD de sua autoria “Jabutiana”.
CESÁRIO LEONY, Contrabaixista, formado em Licenciatura em Música pela UFBA, ganhou notoriedade nacional e mundial como baixista, arranjador e diretor musical de Daniela Mercury, parceria que dura mais de 25 anos. Participou de diversos festivais, como Festival de Jazz em Montreaux, London Jazz Festival, Jazztel Music, Tübingen Festival, Rock in Rio, Imatra Big Band Festival, Maiz Stage, entre outros. Acompanhou vários artistas em turnês pelo Brasil e exterior, como Luiz Melodia, Zezé Mota, Gilberto Gil, Margarete Menezes, Ivete Sangalo, Vânia Abreu, Carla Visi, Luiz Caldas e Armandinho. Foi homenageado com o troféu Dodô e Osmar de melhor baixista do carnaval baiano.
EMERSON TAQUARI, Percussionista, está cursando Licenciatura em Música pela Universidade Católica de Salvador-UCSal, acompanha a Orkestra Rumpilezz a mais de 10 anos, já tocou com Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Tomate, entre outros. Lançou seu CD intitulado: Pandeirando e um clipe: Bacubahia. 

Estados Unidos
ALEJANDRO AVILA, Pianista, Bacharel em Musica pela Universidade de São Paulo-USP e Mestre em Musica pela Universidade do Michigan, Doutorando em Musica (Piano e Performance) pela Universidade do Kansas-EU.
CODY CASE, Guitarrista, Bacharel em Musica e Musicologia pela Universidade de Whasington-EU. Tem ampla experiência e pesquisa musical na Tunisia, Quebec e Ghana.
MIKE WADE, Contrabaixista, Bacharel em Música pela Universidade do Kansas-EU. Baixista da Banda de Jazz da Universidade do Kansas.
DYLAN BASSETT, Baterista/Percussionista, Bacharel em Musica pela Universidade Estadual do Missouri-EU. Mestre em Estudos Globais e Internacionais pela Universidae do Kansas-EU. Professor de percussão da Universidade do Kansas e nessa mesma Universidade dirigi do premiado Conjunto Tambores da Africa Ocidental (West African Drum Ensemble.

Serviço:
O que: Projeto 'Segundas do Chorinho - ano 7'
Quando: sempre as segundas-feiras de 2019
Horário: a partir das 20 horas
Dia 14/01/2019: show 'Do Choro Ao Jazz: Pontes Sonoras.
Couvert: R$20,00
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 9.9160-9140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário