No próximo sábado, 02/02, às 17h, tem concerto ao ar livre do Pelourinho Dia e Noite, em pleno Cruzeiro do São Francisco. É que a Sanbone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sanbone, se apresenta pelo POPELÔ, recebe como convidada a cantora Camila Nunes e executa as composições do seu primeiro e novíssimo CD "Sinfonias de Pagode.
O álbum traz oito composições do multi-instrumentista, compositor e maestro Hugo Sanbone, idealizador da Orquestra, que teve mais de 20 músicos ao seu lado nas gravações, realizadas no Estúdio Massa Sonora, em Salvador, onde também foi mixado. O CD foi masterizado por Jim Fox e Mike Caplan, no estúdio Lion & Fox, em Washington DC, Estados Unidos.
Segundo o maestro Sanbone os primeiros acordes podem até causar alguma surpresa, mas é bem aí que mora o mérito das composições que acrescentam, às claves rítmicas do pagode, superposições melódicas e harmônicas da música erudita. E tudo permeado de lembranças e sensações...
Em “Sinfonia Número 7 de Pagode”Hugo Sanbone traduz o movimento frenético de pessoas na Estação da Lapa - o maior terminal rodoviário de Salvador. A música acompanha a cadência do vai e vem nos dias de movimento e, ao mesmo tempo, transporta a audição para a solidão das noites e finais de semana na Lapa.
Na “Sinfonia Número 11“o protagonista é o próprio maestro, que traz à tona o sentimento de desespero, angústia e agonia de quando quase se afogou no mar. A sua volta à vida se transformou em novas sensações de música; já na “Sinfonia Número 3” o insight para compor um pagode, misturando groove arrastado com o samba de roda, surgiu de uma cena de filme de ação. Ou seja: tudo e qualquer coisa ao redor de Hugo Sanbone vira mote para surgirem quebradeiras de orquestra.
O single “Profundo Oceano Azul”, faixa que está no disco e tem a participação do trompetista luso-brasileiro Gileno Santana, já pode ser ouvido no site da Orquestra - www.sanbone.com.br - e nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Google Play, iTunes e Apple Music.
POPELÔ - O - Polo de Orquestras do Pelô realiza até o final de fevereiro os Ensaios de Portas Abertas e os Concertos de Verão ao Ar Livre em igrejas do Centro Histórico e no Largo do Cruzeiro de São Francisco. Sob a coordenação do maestro Angelo Rafael, dá apoio ao amadurecimento da pesquisa musical singular feita na capital baiana pelas orquestras, e pretende sedimentar o gênero próprio de música que é produzido por elas na cidade, através de suas ações dentro do Pelourinho Dia e Noite.
Confira a programação do Popelô até o final de janeiro
Dia 30/01 – quarta-feira
17h – Popelô - Ensaio de Portas Abertas - com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas, na Igreja da Misericórdia, na Praça Municipal.
Dia 31/01 – quinta-feira
17h – Popelô - Ensaio de Portas Abertas - com a Sanbone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sanbone, na igreja do Boqueirão, no Santo Antônio Além do Carmo.
O Pelourinho Dia e Noite é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário