Foto: Uri Menezes.
Baseado na obra homônima de Garcia Lorca, o espetáculo Yerma tem estreia no dia 14 de fevereiro. A montagem é comandado pela cineasta e diretora teatral Yasmin Müller e possui melodias compostas pelo premiado artista Luciano Bahia.Encenada nos palcos do Teatro Martim Gonçalves, a peça fica em cartaz até o dia 17, de quinta à sábado às 20h e domingo às 19h. A entrada é gratuita.
A influência com a língua espanhola e todo o universo que cerca esta cultura veio da família da diretora de Yerma. Müller relata que sua avó nasceu numa cidade portuguesa que fazia divisa com a Espanha. Por isso, a artista cresceu ouvindo histórias sobre a região e escutava o idioma na voz de sua mãe, que animadamente praticava ao seu lado, depois de cada aula. A ligação da jovem ainda é muito forte e, onde vai, ela acaba fazendo amizades com pessoas de toda América Latina. “Fiz várias amizades com mexicanas, colombianas, chilenas, viajei para o México e consegui me virar muito ao falar. Nunca fiz curso, mas a voz de minha mãe estava sempre na minha cabeça”.
As referências e as lembranças corriam na cabeça da diretora e, pensando nisso, ela resolveu juntar uma equipe grande e de diversas áreas da arte para realizar um musical que houvesse uma energia latina muito forte, com bastante música e dança. Por esta razão, Yasmin Müller acabou encontrando em seu caminho outra brasileira conectada com raízes espanholas.
A dançarina e professora Karina Leiro foi convidada para coreografar o espetáculo e passar um pouco da cultura da Espanha para o elenco. Para ela, trabalhar o flamenco com atores é uma experiência positiva, pois a sensibilidade e a expressividade corporal necessárias para o gênero estão presentes no trabalho deles.
O músico e compositor Luciano Bahia também faz parte da obra e participa do projeto com melodias para o texto de Lorca e na regência da banda e do elenco durante os ensaios. “Já é a terceira vez em minha carreira de compositor de trilhas sonoras que eu me encontro com Yerma”, conta Bahia. Indicado ao Prêmio Braskem de Teatro deste ano, pelo conjunto de seus trabalhos em 2018, o artista acredita que a escrita de Garcia Lorca possui tanta força e beleza que ele não hesita em aceitar convites de propostas para musicar encenações que tenham textos deste autor.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – Enoe Lopes Pontes: 71 99688-8787
FOTOS: Uri Menezes
SERVIÇO
Espetáculo Yerma
Datas: 14 a 17 de fevereiro
Local: Teatro Martim Gonçalves
Hora: 20h
Entrada Gratuita.
FICHA TÉCNICA
Direção: Yasmin Müller
Texto: Federico García Lorca
Assistência de direção: Herbert Silva Leão
Orientação: Paulo Cunha
Produção: Laís Prado
Assistente de produção: Enoe Lopes Pontes Carol Mota; Jaqueline Pereira.
Elenco: Fernanda Crescêncio; Dado Ferreira; Enoe Lopes Pontes Rodrigo Queiroz; Sonia Leite; Helita Soarez; Eduarda Duarte, Jamile Dionísia Ferreira, Marina Lua, Michele Lima.
Direção Musical: Rafaela Moreira
Composição musical: Luciano Salvador Bahia
Musicistas: Rafaela Moreira
Cenografia: Marcello Girotti; Rafael Bittencourt
Iluminação: Felipe Viguini
Figurino: Elis Brito
Assistente de figurino e aderecista: Giovani Rufino, Luiz Paulo Fernandes
Maquiagem: Laís Abreu
Preparadora corporal:
Preparador vocal: Luciano Salvador Bahia
Comunicação visual: Laís Prado
Mídias Sociais: Enoe Lopes Pontes; Laís Prado
Nenhum comentário:
Postar um comentário