21/02/2019

Idosos enfrentam dificuldades na hora de contratar planos de saúde


Muitos acabam se submetendo a pagar muito mais caro para não ficarem sem assistência médica


Foto: Divulgação


A contratação de um plano de saúde pode ser uma árdua tarefa para quem possui mais de 60 anos. Além dos preços abusivos, algumas operadoras do segmento chegam até mesmo a recusar pessoas idosas - o que é um grande problema para quem tem parentes com esta faixa-etária, necessitando de cuidados básicos, prevenção e tratamento para doenças. Só para se ter uma ideia da demanda crescente deste público, atualmente, de acordo com levantamento do Datafolha, mais de 6,2 milhões de idosos utilizam planos de saúde. O grande problema é que muitos deles acabam tendo que se submeter a pagar mais de 500% do valor, se comparado aos usuários integrantes de outras faixa-etárias, só para não ficarem sem este tipo de assistência e cobertura.

A prática é considerada abusiva pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Isso porque, segundo a reguladora, a “aquisição e o acesso aos serviços dos planos de saúde não podem ser dificultados ou impedidos em razão da idade, condição de saúde ou deficiência do consumidor”. Mas, na prática, é comum ouvir queixas de pessoas que não conseguem aderir ou não têm condições de manter planos com valores tão elevados.

A solução é fazer uma pesquisa detalhada sobre os planos de saúde existentes no mercado e que possuem condições de acesso facilitadas para a terceira idade. Na Bahia, uma alternativa é o Plano Boa Saúde que, além de oferecer valores mais acessíveis para este público, ainda oferece atendimento humanizado em clínica própria – o que facilita a individualização e um melhor conhecimento sobre o histórico do paciente, uma vez que há possibilidade do acompanhamento médico ser realizado no mesmo local e pelos mesmos profissionais.

De acordo com a gerente geral do plano, Raquel Marques, muitos idosos têm procurado o Boa Saúde.  Outra vantagem é a facilidade no momento da adesão. “Temos casos de beneficiários que contrataram o Boa Saúde após serem desligados do trabalho ou por não terem mais direito ao benefício devido à aposentadoria”, afirma.

Além de consultas, exames e procedimentos clínicos, no Boa Saúde os pacientes também dispõem de serviços de emergência e urgência - para atendimentos com observação clínica de até 12 horas. Além da modalidade individual, é possível ainda contratar plano familiar, coletivo empresarial ou coletivo por adesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário