27/02/2019

SecultBA apoia ações no Carnaval de Maragojipe

Foto: Fernando Barbosa.
A folia maragojipana acontece de 2 a 5 de março


O Carnaval de Maragojipe, uma das manifestações mais emblemáticas do estado, vai contar com duas importantes iniciativas voltadas à preservação de sua memória.

Com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), que desde 2009 registrou a folia da cidade do recôncavo baiano como patrimônio imaterial, serão desenvolvidos os seguintes projetos: Difusão e Manutenção da Cultura do Carnaval de Maragojipe, realizado pela Associação dos Músicos, Mascarados e Bandas Musicais da Bahia (Amma); e Valorização e Difusão dos Grupos Artísticos e Culturais do Carnaval de Maragojipe, proposto pelo Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó.

Os dois grupos realizarão diversas ações durante o carnaval da cidade, de 2 a 5 de março. Entre as atividades, estão previstas apresentações de grupos musicais, de mascarados, além um cortejo com uma "fubica" (espécie de carro com alto-falante onde Dodô e Osmar desfilaram pela primeira vez em Salvador, em 1950). Os foliões também poderão desfrutar de uma oficina de máscaras e participar dos concursos de fantasias e mascarados.

Carnaval de Maragojipe – Os registros da festa apontam para o final do século XIX, paralelo aos tempos áureos do carnaval da Bahia. A década de 20 do século seguinte foi marcada por inúmeros cordões memoráveis, inclusive de mulheres, pela pompa dos clubes carnavalescos e pelos concursos realizados pela Filarmônica Dois de Julho.

Com o passar do tempo, os maragojipanos ainda conservam a tradição das fantasias de mascarados, que saem às ruas, todos os anos, durante o carnaval, para promover a alegria e celebrar a vida, de um modo muito irreverente.



Carnaval da Cultura – É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval do Pelô, que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover nos palcos grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, Hip-hop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis. E é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (SecultBA), o Carnaval da Cultura é da Bahia. O Mundo se Une Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário