01/03/2019

MARGARETH MENEZES EMOCIONA NOS 20 ANOS DOS MASCARADOS



Foto: Fabiano Matias.

Mais de 50 mil pessoas aceitaram o convite para vestir fantasias e reviver os 20 anos da história de Os Mascarados que homenageouMargareth Menezes, a voz que deu força e identidade ao bloco. Afastada há nove anos, a presença da cantora, com performance visceral, provocou choros e muitas emoções no público, na noite de quinta-feira (28/02), da Barra até Ondina. Ao se fantasiar como milhares de foliões, vestida de guerreira de Wakanda, referência do país fictício do filme Pantera Negra, Margareth mostrou que o bloco tem o seu DNA. Um reconhecimento através de aplausos, gritos e acenos na pipoca, nos camarotes e varandas em todo o percurso.
Ao ouvirem a música Eu quero botar o meu bloco na rua, os foliões dos Mascarados perceberam que a noite seria especial. Às 21h45 em ponto, Margareth soltou a voz no Farol da Barra, dando início a um gigantesco arrastão alegre e colorido. A própria cantora colocou a faixa de rainha na atriz e apresentadora Adriane Galisteu e de rei no artista plástico e diretor do Cortejo Afro Alberto Pitta. Durante todos o percurso, a guerreira de Wakanka e os reis dos Mascarados interagiram entre si e com público.
Em Ondina, no espaço da Band Folia, Margareth estava sendo esperada pela apresentadora Patrícia Maldonado e as cantoras Daniela Mercury e Ju Moraes, também contratada pela emissora. Foi um encontro lindo e inesperado, que levou os foliões a loucura. Junto com Ju, Margareth começou a cantar É D´Oxum, que ganhou ainda mais força com a voz de Daniela Mercury. As três ainda cantaram Oyá por nós, composição de Margareth e Daniela.

No repertório, a novidade foi a música Canto da Massa, samba-reggae de Pierre Onassis, lançado no Réveillon, que já se consagrou como um dos hits deste Carnaval. Para a alegria da pipoca dos Mascarados, Margareth trouxe todos os seus sucessos, como Faraó, a mais pedida, Elegibô, Dandalunda, Toté de Maianga, Alegria da Cidade, Passe em Casa, Selei, Me Abraça e Me Beija, entre outras. Já os que acompanha a cantora na primeira década no bloco, com certeza se emocionou ao ouvir Noite dos Mascarados, de ChicoBuarque, e com as antigas marchinhas e frevos.

No trio, Margareth contou com a direção musical do baterista Tito Oliveira e auxílio dos competentes músicos Théo Silva (guitarra),Nelmário Marques (baixo), Marcelo Galter (teclados), Karyne Rosselie (backing vocal) e Gutto Messias e Luizinho do Jêje(percussão). Nos últimos nove anos, Os Mascarados foram comandados pela Banda Mascarados e seus convidados Márcia Castro, Gaby Amarantos, Maria Gadu, Magary Lord, Preta Gil, Márcia Freire, Márcia Castro, Edson Cordeiro, Sandra de Sá, Elba Ramalho e Lenine

Adriane Galisteu, que foi Rainha em 2009, ao lado de Wladimir Brichta, após 10 anos retomou o reinado ao lado de Alberto Pitta. Nestes 20 anos, a coroa do bloco já passou por muitas cabeças famosas, entre elas Astrid Fontenelle, Luís Miranda, José Simão, Preta Gil, Luana Piovani, Marisa Orth, Fernando Guerreiro, Rita Batista e Paulinho Boca de Cantor, Licia Fabio, Zebrinha, Maurício Magalhães, Fabio Lago, Isabel Filardis, Paulo Borges, Érico Brás Kenia Maria.

Há 20 anos, Os Mascarados surgiam no Carnaval da Bahia para fazer a diferença no meio de milhares de abadás que tomavam conta dos circuitos da folia. Um bloco gratuito, com uma trajetória de sucesso em resgatar a alegria e a forma lúdica de se divertir fantasiado, que o consolidou como o mais plural e alegórico do Carnaval de Salvador. 

O bloco Os Mascarados nasceu, em 1999, do apelo popular e também através de um convite da Prefeitura Municipal do Salvador para comemorar o aniversário de 450 anos da cidade. A ideia era apresentar uma proposta diferente, que resgatasse as alegorias dos antigos carnavais. Já na primeira edição, o desfile de Os Mascarados foi um grande sucesso e, desde então, vem conquistando mais foliões.

A partir de 2009, Os Mascarados continuou a desfiar no Circuito Dodô com toda sua infraestrutura de segurança e sem cordas, sendo a fantasia a única obrigatoriedade para a diversão.  Lá você é amigo do rei ou o próprio rei ou rainha. Pode ser um super-herói ou vilão, político ou simplesmente uma enfermeira, médico, bombeiro... Seja quem você quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário