29/03/2019

Fim de semana - Peça Compadre de Ogum em cartaz na igrejinha do Rio Vermelho



A peça “Compadre de Ogum”, que participa do Festival da Cidade, será encenada neste final de semana, até domingo, às 20h, na Igreja de Santana, a pequena igreja antiga do Largo de Santana (onde fica o tabuleiro de Dinha do Acarajé), no Rio Vermelho. Lá mesmo aconteceu a estreia há seis anos.

Durante a temporada especial em celebração à cidade os ingressos para “Compadre de Ogum” serão trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados às Obras Sociais Irmã Dulce e à Associação Cultural e Beneficente Monsenhor Amílcar Marques.

A produção informa que as trocas só serão realizadas nos dias de espetáculo, no local, a partir das 17h, sujeitas à lotação do espaço e só será permitida a troca de dois ingressos por pessoa.

Sobre “Compadre de Ogum” - Adaptado da obra de Jorge Amado por Edvard Passos, que também dirige o espetáculo,  “Compadre de Ogum” foi indicado a seis Prêmios Braskem em 2015 e é vencedor na categoria Melhor Direção. A peça narra a história do biscateiro Massu das Sete Portas, um homem negro que, com a ajuda de amigos, organiza o batizado na igreja de seu filhinho “galego". Até aí seria pouca novidade se o padrinho da criança não fosse Ogum, o Orixá, que anuncia o batizado dentro de uma igreja católica. Convivência de credos, diversidade étnica em Salvador e o valor da amizade verdadeira são elementos que permeiam a divertida trama.

Sucesso internacional, o espetáculo foi debatido em eventos de peso como a Quadrienal de Praga, a Conferência Anual Federação Internacional de Pesquisa em Teatro, em Hyderabad, na Índia e na Conferência Dramatic Architectures, na cidade de Porto, em Portugal. “Compadre de Ogum” foi pensado para a ocupação de espaços não convencionais e a peculiaridade de ter sido montado para ser realizado fora da caixa cênica, como a Igreja de Santana no Rio Vermelho, chamou a atenção da crítica especializada e de pesquisadores.

“Compadre de Ogum” nasceu para homenagear Salvador e coloca em cena 14 atores. “O elenco é um tesouro dessa montagem. Pedras preciosas garimpadas com todo empenho”, completa ele. diz Edvard Passos . “O teatro que eu faço é um teatro de atores.  Quando escolho um elenco levo em consideração a qualidade da resposta em cena. A adequação do perfil”. 

No elenco estão Amós Heber (sacristão Inocêncio e Isídro do Batualê), Thais Laila (Otália), Vitório Emanuel (padre Gomes), Danilo Cairo (Pé de Vento), Evaldo Macarrão (Guiminha ), Everton Machado (Ogum), Edvard Passos (Cabo Martim), Leandro Villa (Massu), Leomaria Novaes (Léo), Ana Tereza Mendes (Benedita), Lázaro Machado (Jesuíno Galo Doido), Mariana Freire (Tibéria), Talis Castro (Curió) e Zé Carlos Júnior (Pai Guima).


 FICHA TÉCNICA

Texto Original
Jorge Amado
Adaptação e Direção
Edvard Passos
Direção de Produção
Simone Carrera

Produção Executiva
Luciana Bento
Meirinha Paixão (Nil)

Direção Musical
 
Luciano Bahia

Ambientação Cenográfica
Rodrigo Frota e Hamilton Lima

Figurino
Zuarte Júnior

Iluminação
Fernanda Mascarenhas e Allisson de Sá

Coreografia
Nildinha Fonseca

Elenco
Amós Heber - Sacristão Inocêncio e Isídro do Batualê
Thais Laila - Otália
Vitório Emanuel - Padre Gomes
Danilo Cairo - Pé de Vento
Evaldo Macarrão - Guiminha
Everton Machado - Ogum
Edvard Passos - Cabo Martim
Leandro Villa - Massu
Leomaria Novaes - Léo
Ana Tereza Mendes - Benedita
Lázaro Machado - Jesuíno Galo Doido
Mariana Freire - Tibéria
Talis Castro - Curió
Zé Carlos Júnior - Pai Guima

Operação de Luz
Tacira Coelho

Cenotécnico
Cleiton Oliveira
Camareira
Jusciane Santana

Assessoria de Imprensa
Doris Pinheiro

Realização
Sole Produções e Xangô Produções

Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro – 71 98896-5016

Imagens em vídeo - https://youtu.be/wK5UFPU_6PM

Serviço:

“Compadre de Ogum” no Festival da Cidade
Até 31 de março, às 20h
Na Igreja de Santana, no Largo de Santana, no Rio Vermelho
Ingressos : dois quilos de alimentos não perecíveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário