Santa Casa da Bahia busca financiamento para projeto completo
Iniciado há cerca de trinta dias, o trabalho de restauro no ossuário do Museu da Misericórdia segue em andamento. Graças à doação de R$ 30 mil, a Santa Casa da Bahia está fazendo intervenções parciais no espaço que possui inestimável valor histórico. Parte do roteiro de visitação do Museu, o local abrigou, no século XVII, a enfermaria do primeiro hospital do Estado e posteriormente passou a ser utilizado para sepultamentos de Irmãos da Santa casa. O projeto, que será concluído em três meses, leva a assinatura do Studio Argolo, comandado por José Dirson Argolo. A restauração abrange o pequeno altar e a esquife do ossuário, além de parte das paredes, cuja pintura original é composta por representações de flores de papoula, símbolo de Morfeu, o Deus do Sono na Mitologia Grega.
Segundo mais frequentado da Bahia, com mais de 50 mil visitantes por ano, o Museu da Misericórdia possui acervo formado por mais de 3.800 peças, entre pinacoteca, alfaias, mobiliário e imaginárias. O conjunto de obras contextualiza 470 anos de história da Santa Casa e a relação da entidade com o processo de construção da sociedade soteropolitana, em âmbitos sociais, políticos e culturais. Atualmente, a Santa Casa da Bahia busca, via Lei Rouanet, financiamento para um projeto de restauração completo do Museu da Misericórdia, já aprovado pelo Ministério da Cultura. As intervenções preveem a recuperação do forro, construção de novas salas de exposição, implantação de galerias de arte e a instalação de um moderno auditório.
Sobre o Museu da Misericórdia
Instalado no local que abrigou o primeiro hospital da Bahia e a sede administrativa da Santa Casa da Bahia, em prédio erguido no século XVII e tombado pelo IPHAN em 1938, o Museu da Misericórdia é um dos mais importantes espaços culturais do Estado e possui em seu acervo obras que contam parte da história da Bahia e do Brasil. Pertencente à Santa Casa da Bahia, o museu também tem em seu espaço a Igreja da Misericórdia, um dos mais significativos monumentos religiosos de Salvador, considerada uma grande representante dos estilos barroco, neoclássico e rococó. O Museu da Misericórdia tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário