17/04/2019

Maestro Fred Dantas em show autoral no 'Terças Instrumentais'



O Projeto TERÇAS INSTRUMENTAIS apresenta em sua segunda semana o trabalho 'Fred Dantas Autoral'na noite de 23 de abril de 2019. O maestro  traz a público um trabalho novo, instrumental, com composições próprias de vários períodos, tendo como integrantes do grupo musical: Fred Dantas (trombone), Nilton Azevedo (sax alto e flauta), Estevam Dantas (piano elétrico), Reinam Proença (contrabaixo) e Lucas Paulo (bateria). 
O Projeto TERÇAS INSTRUMENTAIS acontece durante os meses de abril e maio, ocupando todas as terças-feiras, sempre às 20 horas, na Varanda do Sesi Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalhem com a música instrumental brasileira. Uma mostra da música instrumental produzida na Bahia, nas suas mais diversas vertentes, com vários grupos convidados. Nomes como Luciano Silva, Cesário Leony, Maestros Zeca Freitas, Juvino Filho, Mário Ulloa, Paulo Victor, entre outros extraordinários instrumentistas, tendo o formato de um trabalho a cada semana, uma parceria Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
O couvert artístico custa R$ 25,00.
O maestro  Fred Dantas traz a público um trabalho novo, instrumental, com composições próprias de vários períodos. Com isso procura resgatar composições que permaneciam devidamente esquecidas no panorama dos trabalhos que o maestro tem apresentado nas diversas formações em que se apresenta.
Assim, a primeira fase é de uma contemporaneidade que reflete a Salvador dos tempos  do Movimento Música Instrumental, onde surgiram grupos como Sexteto do Beco, Raposa Velha e Garagem. a segunda fase, intermediária, corresponde ao  surgimento da Oficina de Frevos e Dobrados, onde duas músicas se destacam por uma atualidade indesejável: Não Cortem as Árvores e Não Matem os Índios. essas músicas foram compostas em 1988, em protesto contra o desmatamento e o massacre de Índios Tikunas, no Pará. Agora  infelizmente se tornam de novo necessárias.
Na segunda parte do show Fred Dantas mostra composições  ligadas ao movimento da Nova Música da Bahia,  do final dos anos 1990. Ele foi o primeiro maestro ou arranjador a incluir no repertório orquestral a chamada Axé Music. Naquela época os seus colegas de música instrumental "torciam o nariz" para essa nova musicalidade que consideravam puramente de entretenimento, enquanto os adeptos das orquestras simplesmente abominavam.
Assim, surge sua série de composições dedicadas aos peixes da Bahia: Caramuru (levada do Pelô), Budião Azul  (samba-reggae), Vermelho (reggae), Mero (alujá)  e Cação (samba-duro), cada uma com um ritmo característico da herança afro-baiana. 
Serviço: 
O que: Projeto TERÇAS INSTRUMENTAIS 
Quando: sempre as terças-feiras de qbril e maio de 2019
Horário: a partir das 20 horasDia 23/04/19: Show ‘Fred Dantas Autoral'
Couvert Artístico: R$ 25,00
Redes Sociais: @tercasinstrumentais
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: 
Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 99160-9140

Nenhum comentário:

Postar um comentário