Artistas visuais baianos têm até o dia 02 de agosto para enviar seu projeto
A 13ª edição da CowParade Brasil está com inscrições abertas para artistas visuais baianos mostrarem todo o seu talento numa das famosas vaquinhas, em ação inédita na capital baiana. Ao todo serão 60 esculturas de vaca feitas em fibra de vidro e tamanho natural, que após seleção ficarão expostas em vários pontos turísticos de Salvador. Há mais de 20 anos, a personagem símbolo da mostra coletiva, considerada a maior em arte urbana no mundo, recebe inúmeras intervenções de diferentes vertentes artísticas como pintura, colagem, grafitagem, entre outras, além de acessórios inusitados. Interessados devem submeter seus projetos até o dia 02 de agosto, acessando o edital e regulamento disponível no linkwww.cowparade.com.br.
No Brasil, cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Belém do Pará já receberam a mostra. As obras serão espalhadas em locais públicos e privados de acesso público, a partir de 11 de outubro até 09 de novembro. “Salvador já está inserida no roteiro mundial da CowParade e temos certeza que grandes artistas irão retratar a singularidade e a beleza da Bahia”, declara Catherine Duvignau, sócia-diretora da Toptrends, empresa organizadora.
Buscando revelar artistas regionais para o grande público, o patrocínio fica por conta da rede de farmácias Extrafarma, responsável por viabilizar a vinda desse evento mundial ao Estado no qual está presente há dois anos. Ao final, será realizada uma exposição pré-leilão no Shopping da Bahia e posteriormente as obras serão leiloadas e o valor arrecadado doado para instituições beneficentes selecionadas. “Nosso apoio ao evento é uma forma de agradecer a boa recepção dos baianos desde que iniciamos nossas atividades na região”, diz Miguel Jarros, diretor de Operações e Marketing da Extrafarma.
Caráter beneficente
Além de expor a beleza e exuberância das obras, a exposição também visa promover a responsabilidade social. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social como Fundação ABRINQ, Fundação Gol de Letra, SERVAS – Serviço Voluntário de Assistência Social (BH), Rio Inclui (RJ), AVAO - Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (PA), entre outras. Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.
História de sucesso
A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço, Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas de Knapp foram comprados pelo americano Jerry Elbaum que fundou a CowParade Holding Inc. Desde então, foram criadas mais de 5 mil esculturas de vacas em todos os continentes. No país, o evento é idealizado pela Toptrends, empresa brasileira criada, em 2004, com a missão de democratizar a arte e a cultura através de projetos especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário