27/08/2019

DIA DO VOLUNTARIADO: VEJA COMO FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DAS PESSOAS


Data é celebrada no próximo dia 28 de agosto

A cada quinze dias, a médica Izabella Martins vai até o Bairro da Paz realizar trabalho voluntário atendendo as crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs) mantidos pela Santa Casa da Bahia. Ela é uma das quase 600 mil pessoas na Bahia que doam seu tempo para realização de atividades voluntárias. Os dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondem a 3,5% da população do estado com 14 anos ou mais de idade. O Dia Nacional do Voluntariado é celebrado em 28 de agosto, reforçando a importância de atitudes que impactam positivamente na vida das pessoas.

Izabella resolveu ser voluntária em 2017, quando sentiu uma necessidade grande de contribuir com quem não vive em uma situação de “privilégio” como a dela."Eu quis sair da bolha que é o meu consultório e a minha vida", relata. Com especialização em clínica médica e dermatologia, a médica é formada há quase 20 anos. Casada, ela tem um filho de 9 anos.

Além do atendimento aos alunos dos CEIs, Izabella dá palestras com orientações sobre como prevenir e identificar sinais de doenças dermatológicas para as mães das crianças."Me surpreendi com as histórias de vida dos alunos e de suas famílias. A minha doação é muita pequena se comparada a relevância do que eu ganho”, afirma.

De forma semelhante, a massoterapeuta Nadja Coelho dedica as tardes de quarta-feira aos acompanhantes dos pacientes internados e colaboradores do Hospital Santa Izabel (HSI). A massagem é aguardada ansiosamente por todos, que têm a oportunidade de aliviar a tensão, afinal, quem cuida também precisa de cuidados.

“Eu amo o que faço e é muito gratificante ver o quanto as pessoas se sentem bem após a massagem, é maravilhoso poder ajudar”, relata Nadja, que é voluntária no HSI há cerca de um ano. Além de trabalhar como massoterapeuta, ela é cuidadora de idosos e acompanhante hospitalar. A massoterapeuta tem dedicado tempo a ações voluntárias por boa parte da vida.

Na Santa Casa da Bahia, existem cerca de 160 voluntários que atuam na execução de atividades como apoio administrativo, palhaçaria, música, reiki e contação de história.Para se tornar um voluntário da Santa Casa da Bahia, é bem simples: o interessado deve procurar o setor de Voluntariado da instituição, através do telefone (71) 2203-9626 ou indo pessoalmente ao local, que fica na Pupileira, em Nazaré.

Voluntariado no Brasil
Em todo o país, existem 7,2 milhões de pessoas que praticam trabalho voluntário, o equivalente a 4,3% da população, de acordo com o IBGE. No Nordeste, esse número é de aproximadamente 1,7 milhões de voluntários, ou 3,1% da população. Entre as mulhres, 5% executam atividades voluntárias, frente a 3,4% dos homens. Os brasileiros com ensino superior completo também ficam à frente quando o assunto é trabalho voluntário, representando 8% do total. Em segundo lugar, vem pessoas com ensino médio completo e superior incompleto (4,7%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário