Foto: Tatiany Carvalho.
O maior evento público para pet lovers de Salvador terá shows musicais, feira de adoção responsável, “cãocurso” de fantasia e muitas outras atrações no canteiro central da Avenida Centenário.
Uma programação inteirinha dedicada aos cães e seus tutores com direito a picolé e água de coco para os animais, além de uma “cãominhada” de 800 metros e muitas brincadeiras do jeitinho que os peludos gostam. O som principal é mesmo dos latidos, apesar das atrações musicais já confirmadas na Cãominhada, evento que será realizado pela rede de clínicas veterinárias Planeta Animal e pet center Agromix, no domingo, 6 de outubro, a partir das 8h, no canteiro central da Avenida Centenário, totalizando cinco horas de atividades.
Mais de mil pessoas são esperadas ao longo da programação, de acordo com estimativas dos realizadores do evento. Esta é a 15ª edição da Cãominhada, que se consagrada no calendário de Salvador como a maior iniciativa pública e ao ar livre do mundo pet na capital baiana. “Todas as nossas ações são promovidas de forma gratuita, com destaque para a distribuição de brindes e dicas de saúde o que faz o evento ser um sucesso”, comemora Elder Macedo, sócio da Agromix. A Cãominhada terá Feira de Saúde Animal, Feira de Adoção de cães e gatos da ONG Espalhe Amor, distribuição de sementes e de mudas de hortaliças e árvores pelo projeto da Fundação Herbert Daniel, A Tenda o Verde, stand do Centro de Controle de Zoonoses (CCR), participação da Feira Bem Pet e muito mais.
Devido aos números alarmantes do sobrepeso e sedentarismo dos animais de estimação - o percentual de cães obesos ou com sobrepeso no Brasil é superior a 33% da população canina atendida em clínicas veterinárias – a veterinária Gabriela Azevedo, sócia do Planeta Animal, alerta para a importância da prática da atividade física tanto para os animais quanto para seus tutores: “Cardiopatias, diabetes e doenças ortopédicas podem afetar os bichos quando a obesidade não é tratada. Algumas medidas simples, de caráter preventivo, como o uso moderado de petiscos, prática regular de exercícios físicos e a dosagem da quantidade diária da ração podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças”, afirma Azevedo.
Como o evento tem caráter socioeducativo e beneficente, o público é estimulado a doar leite em pó e ração animal. Nesta edição, a expectativa é que seja arrecadada mais de 1,5 tonelada de donativos, 50% a mais que no ano passado. As doações de leite em pó serão destinadas ao Núcleo de Apoio a Crianças com Câncer (NACCI), Lar Vida e creche da Casa de Oração Bezerra de Menezes (COBEM). As rações vão ajudar no acolhimento aos animais assistidos pela ONG Espalhe Amor e Abrigo Animais Aumigos.
Atrações Culturais – A cantora e atriz infantil Lara Oliva, que vem se destacando no mercado musical, vai abrir a programação cutural da Cãominhada 2019. Ela sobe ao palco às 8h30 e fará uma apresentação de aproximadamente 20 minutos. Entre os destaques de seu repertório, sua nova música de trabalho “Preguiça”. A artista vai apresentar repertório com músicas autorais, como é o caso de “Preguiça”, e clássicos infantis como Uni Duni Tê (Trem da Alegria) e Superfantástico (Balão Mágico). A artista mirim abre o show cantando “Eu não largo o osso”, música tema da TV Colosso. A produção musical é de Nando Borges.
Se depender dos palhaços Paçoca (Cláudio Claudino), Catraca (Carlos Eduardo) e Zoinha (Doris Fernandes) não vão faltar gargalhadas. Através da arte da palhaçaria, eles vão interagir com o público ao longo do evento. O trio vai improvisar e apresentar alguns esquetes teatrais. “O palhaço nunca vai olhar para a realidade como um adulto. Ele sempre busca olhar de maneira inusitada”, conta Paçoca. “A essência do palhaço é a criança que está dentro da gente. É o olhar sem filtros e com muita liberdade”, reforça Catraca. Para Zoinha, “o palhaço em si nada mais é do que você próprio”, disse.
O cantor Átila Lima sobe ao palco por volta das 9h30 para apresentar repertório clássicos da axé music, pop e rock. "Vou cantar sucessos como "Vou Voando" (Alexandre Peixe/Átila Lima), gravada por Jorge e Mateus e Flor Bela (Átila Lima/Edi), música regrava por Elba Ramalho, Saulo e Banda Eva", afirmou o cantor. A última apresentação musical da “Cãominhada 2019” ficará a cargo da Escola de Música Irmãos Macedo. “A nossa base é a música brasileira que a gente chama de música trieletrizada brasileira. Ela não tem idade. As pessoas ouvem e gostam. Vamos viver o Carnaval”, promete Aroldo Macedo no pocket show, às 12h, que deve durar cerca de 40 minutos. Clássicos como Chame-Gente (Dodô & Osmar) estão confirmados no repertório.
A Cãominhada 2009 tem patrocínio da DalPet, Virbac – Saúde Animal, Farmina – Pet Food, Selecta, Premier, Simparic, Dog Chow e Bravecto.
P R O G R A M A Ç Ã O
8h - Abertura
8h15 – Bênção religiosa de proteção aos animais
8h30 – Lara Oliva
8h45 - Alongamento
9h00 Cãominhada
9h30h - Show de Átila Lima
10h20 – Cãocurso de Fantasias / Vitrine do Bem Pocket Show de Lara Oliva
11h20 – Apresentação dos cães de trabalho da Polícia
12h00 - Escola de Música Irmãos Macedo
13h - Encerramento
O Brasil dos Pets – Há cerca de 139,3 milhões de animais de estimação no Brasil, de acordo com números levantados pelo IBGE e atualizados pelo Instituto Pet Brasil, em 2018. A região Sudeste reúne o maior número de pets com 47,4% dos animais, seguida pelo Nordeste, 21,4%, Sul, 17,6% e Centro-Oeste, 7,2%. Na última colocação aparece a região Norte do país com 6,3% dos bichos.
Os cães lideram o ranking com o total de 54,2 milhões de animais. Na sequência, aparecem as aves canoras e ornamentais, com 39,8 milhões, seguido pelos gatos – os bichanos já são 23,9 milhões de pets no país, sendo que os répteis e os pequenos mamíferos participam do grupo no número 2,3 milhões de animais de estimação. Vale destacar que no crescimento acumulado no período de 2013 a 2018, a maior média foi verificada na população de gatos, com a alta de 8,1%, seguida pela de peixes, 6,1%, e a de répteis e pequenos mamíferos – que teve elevação de 5.7%. A pesar de ser maioria, a população de cães cresceu apenas 3,8% no mesmo período.
****
Com diversas atividades de lazer, bem-estar e de promoção de saúde animal, a Cãominhada vai começar às 8h com uma benção de proteção aos animais, seguida por uma caminhada canina, onde tutores e seus pets praticam atividade física ao som de um minitrio em um percurso de aproximadamente 800 metros no canteiro central da Avenida Centenário. Dicas de saúde, lançamento de produtos e serviços em stands montados por patrocinadores do evento, desfile de pets e uma Feira de Adoção Animal fazem parte da programação da Cãominhada.
Quem quiser ter acesso ao kit personalizado do evento e ainda ajudar instituições sociais com donativos já pode se dirigir às lojas da Agromix – Pet Center ou do Planeta Animal. A entrega será feita mediante a doação de um pacote de ração e de uma lata de leite em pó. Os dois itens doados dão direito a um kit do evento com camisa e sacola personalizadas, mediante a duração dos estoques.
S E R V I Ç O – C Ã O M I N H A D A
Data: Domingo, 6 de outubro
Local: Canteiro Central da Avenida Centenário
Horário: 8h às 13h
KIT PERSONALIZADO
Já pode ser retirado nas lojas da Agromix – Pet Center e do Planeta Animal, ou no dia do evento na Avenida Centenário, até durarem os estoques. Para isso, o interessado basta doar um quilo de ração canina e uma lata de leite em pó para serem entregues a instituições sociais.
Clínicas do Planeta Animal -
Avenida Centenário / Boca do Rio / Rio Vermelho
Mais informações: www.planetaanimalvet.com.br
Agromix – Pet Center
Pituba / Brotas / Imbuí / Rio Vermelho / Vilas do Atlântico I / Vilas do Atlântico II / Imbuí Atacado
Mais informações: www.agromix.com.br
Realização: Agromix – Pet Center e Planeta Animal
Patrocinadores: DalPet, Virbac – Saúde Animal, Farmina – Pet Food, Selecta, Premier, Simparic, Dog Chow e Bravecto
Apoio: Prefeitura Municipal de Salvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário