Evento promove atividades de articulação de negócios do audiovisual do Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil
A abertura oficial da quinta edição do NordesteLab acontece nesta terça-feira, dia 29 de outubro, às 18h30, no Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia, reunindo diversos convidados e gestores públicos do setor audiovisual, além de representantes do Festival de Cartagena (Colômbia) e do Mercado Audiovisual EntreFronteras (Argentina), para reforçar os esforços de estímulo às coproduções e parcerias internacionais do audiovisual brasileiro. Depois do encontro, uma confraternização no pátio do instituto será embalada por pocket show de Roberto Mendes, com seu repertório do rico universo da chula e samba de roda do Recôncavo Baiano. A participação no evento se dá através de inscrições abertas no site www.nordestelab.com.br, onde se encontra a programação completa, ou no local. O custo para a programação geral é de R$ 60 e, para estudantes, há desconto de 50%, no valor de R$ 30.
Ainda nesta terça, tem o primeiro dia da masterclass “Modelagem de negócios e desenvolvimento de formatos”, uma atividade especializada de formação, que abordará estratégias de modelagem de negócios utilizadas pelo setor audiovisual diante do novo cenário no qual a diversificação de fontes de receitas é fundamental. Licenciamento de produtos derivados das obras e aperfeiçoamento de estratégias de produção e comercialização de conteúdos são alguns exemplos. O curso será ministrado por Amadeu Alban e Márcio Yatsuda, da Movioca Content House, com encontros nos dias 29 e 30 de outubro, das 15h às 18h, também no Goethe-Institut. As inscrições têm valor de R$ 120, igualmente disponíveis no site ou no local, enquanto houver vagas.
Mais de 300 pessoas são esperadas para o 5º NordesteLab, entre executivos, programadores, produtoras independentes, criadores, compradores de conteúdos, distribuidoras, agentes de venda, gestores públicos, estudantes e outros públicos. Da mais recente edição, em 2018, segundo o Sebrae/BA, parceiro e auditor da atividade, a projeção é de que foram gerados R$ 62 milhões em negócios, partindo de projetos apresentados durante o evento aos contratos fechados ao longo do ano.
O NordesteLab é realizado pelo Laboratório Audiovisual, com coordenação e curadoria a cargo de André Araújo e Gabriel Pires, e tem correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Sebrae/BA). Conta com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE) e Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC/BA), e com apoio do Goethe-Institut Salvador, Aliança Francesa Salvador e Ministério das Relações Exteriores. O festival Panorama Internacional Coisa de Cinema, cuja 15ª edição acontece de 30 de outubro a 6 de novembro, é parceiro na oferta de uma programação complementar.
MESAS DE DEBATE – A programação discursiva do NordesteLab se concentra de quarta a sexta, no Goethe-Institut. Na manhã do dia 30, das 9h às 10h50, acontece a mesa “O Futuro da TV: negócios, conteúdo e produção independente”, com os canais brasileiros Canal Brasil, Curta! e Band e os internacionais NBCUniversal e DW. Em seguida, das 11h às 12h, o debate gira em torno de “Produção de conteúdo infantil”, com a plataforma Playkids.
Também no dia 30, das 14h às 16h, a mesa será “Distribuição de impacto: o desafio da construção de audiências e da potência do cinema como ferramenta de transformação social”, numa parceria com o DOCSP e Videocamp – plataforma que reúne filmes com potencial de impacto disponíveis para exibições públicas gratuitas. Filmes de impacto são aqueles que apontam causas urgentes, retratam situações que precisam ser destacadas, ampliam o olhar para temas sensíveis e, sobretudo, promovem um mundo mais justo, solidário, sustentável e plural. À frente da apresentação, estarão Luis González Zaffaroni, diretor do DocMontevideo e do DOCSP, que vai compartilhar metodologias de trabalho para auxiliar a realização de uma campanha de impacto, e Rossana Giesteira, produtora de impacto, que trará à tona os desafios da profissão do produtor de impacto, apresentando casos e experiências práticas do Brasil e do mundo, além de Josi Campos, coordenadora do Videocamp, que empresta suas habilidades de organização e comunicação para encontrar caminhos criativos para a finalidade do projeto.
Para fechar a quarta-feira, das 16h às 17h, a Globo News participa de debate sobre “Mercado de Documentários para TV”.
No dia 31, mais quatro mesas serão formadas: das 9h às 10h50, “Formação e ampliação de públicos para o cinema brasileiro – a visão das distribuidoras”, com as distribuidoras Descoloniza, Fênix, Olhar e Vitrine. Das 11h às 12h, é vez de “Fundos de investimento para o audiovisual”. Das 14h às 15h50, “Regionalização – Experiências locais”, e das 16h às 17h30, “Políticas públicas para o audiovisual brasileiro”, ambas com gestores públicos do audiovisual.
Ainda na quinta-feira, em parceria com o Panorama Internacional Coisa de Cinema, será realizado, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, das 15h45 às 17h30, o encontro “Coprodução Brasil/França: estudo de caso de Guaxuma”, com o produtor de cinema Justin Pechberty (França).
Para a data de encerramento, sexta-feira, 1º de novembro, das 9h às 10h30, acontece o encontro “Coprodução internacional: estudos de casos”, com Leonardo Mecchi e Paulo Alcoforado. Das 10h40 às 12h, um horário reservado para encontro entre roteiristas e produtoras. Em paralelo, das 10h50 às 12h30, uma roda de conversa discute “Financiamento ao setor audiovisual (política, direitos e gestão)”. Então que, das 14h às 15h40, é hora do aguardado pitching, numa animada sessão. A programação se encerra com o “Encontro da Frente Parlamentar em Defesa do Audiovisual”, das 15h50 às 18h, seguida da festa final, com show do cantor Dão e sua black music baiana, no Pátio do Goethe.
19 PLAYERS PRESENTES – Na lista de canais, estarão presentes os locais Band Nordeste e TV Kirimurê, bem como o alemão Deutsche Welle – DW Brasil. Dos superbrasileiros, o Canal Brasil e Curta!. Também marcarão presença a Band News, Band Sports, Globo News, Investimage, Nat Geo, Nat Geo Kids, NBCUniversal, Playkids, Smithsonian e Terra Viva. Entre as distribuidoras, Descoloniza, Fênix, Olhar Distribuidora e Vitrine.
NordesteLab 2019 – 5ª edição
Quando: 28 de outubro a 1º de novembro (segunda a sexta)
Onde:
Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)
Aliança Francesa Salvador (Av. Sete de Setembro, 401 – Ladeira da Barra)
INSCRIÇÕES
Rodadas de Negócios e atividades relacionadas:
Para produtoras previamente inscritas (inscrições encerradas)
Masterclass “Modelagem de negócios e desenvolvimento de formatos”:
Programação geral:
R$ 60 e R$ 30 (para estudantes) – inscrições em www.nordestelab.com.br ou credenciamento no local durante o evento
PARA FOTOS, ACESSE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário